Uma das principais rotinas administrativas, comum a todas as empresas, é o processamento mensal da folha de pagamento. Durante esse processo muitas falhas podem ocorrer devido a complexidade da legislação trabalhista. E para deixar ainda mais vulnerável as empresas, o eSocial entrará em vigor com o objetivo principal de coibir e fiscalizar estas falhas. Este tem sido um dos motivos para a terceirização da folha de pagamento. As empresas tem procurado focar em aumentar sua competitividade e eficiência, entregando a responsabilidade de serviços como a folha de pagamento, administração de pessoal e gestão de benefícios às empresas especializadas em RH. Desta forma, podem focar no seu negócio.
Atualmente é indispensável ter bons profissionais executando as tarefas de controle e fechamento da folha de pagamento. A complexidade da legislação trabalhista, através da CLT, normas coletivas, legislação previdenciária, súmulas e enunciados, exige a atualização constante dos profissionais, além da vivência e experiência adquirida durante a vida laboral.
A TDF vem investindo em sistemas e no treinamento constante de seus profissionais buscando oferecer serviços de qualidade. É necessário ter a capacidade de fornecer outros serviços que a diferenciem de um contador ou de uma empresa que apenas processa a folha de pagamento. Poder apoiar o cliente com soluções de RH, a nível estratégico e com alto valor agregado, com certeza é um diferencial. Possuir uma equipe multidisciplinar com advogados trabalhistas, especialista em recursos humanos e contadores à disposição para atender e sanar as eventuais dúvidas também é vital.
Para não terceirizarem as empresas costumam ver apenas os custos diretos como salários, horas extras e materiais de consumo, mas também há os custos indiretos como espaço físico e sistemas.
Enfim, a terceirização pode ser uma excelente alternativa para o empreendedor, e, mais do que uma tendência, tem se mostrado elemento necessário para atingir altas performances operacionais, estratégicas e mercadológicas.