A contabilidade, desde seu surgimento, desempenha grande influência sobre as decisões dos donos de patrimônios. Porém, sua relevância não era reconhecida pelos usuários da informação contábil. Com a evolução da economia, o ambiente empresarial se tornou mais competitivo, e percebeu-se que era preciso um diferencial para que a empresa se destacasse perante as outras. Foi então que se começou a utilizar a contabilidade voltada para fins gerenciais.
Apesar disso, a maioria das empresas ainda não têm conhecimento de que tipos de informações podem tirar da contabilidade, para auxiliar nas tomadas de decisões. Muitas delas sequer sabem da real importância e diferença que uma boa contabilidade pode fazer em uma empresa. Não entendem como a informação contábil pode ser um instrumento determinante na tomada de decisão, e como a contabilidade gerencial proporciona ferramentas para a gestão financeira do negócio.
As informações contábeis, na maioria dos casos, está vinculada a questões fiscais e trabalhistas. Isto se dá principalmente pelo desconhecimento por parte desses empresários sobre a importância que a mesma tem em seu negócio. Desta forma, na tomada de decisões não se leva em consideração a grande variedade de informações contábeis que podem ser disponibilizadas pelo contador.
Nos dias atuais, percebe-se que, para se enfrentar a grande concorrência do mercado, o bom empreendedor tem que se aperfeiçoar, procurar ferramentas que o ajude no dia a dia do negócio. Eis o desafio para o contador: conscientizar estes empreendedores do papel da contabilidade, e fornecer informações úteis para gerir o negócio.
Fonte: Portal Paragominas