Desafios do Sistema Público de Escrituração Digital para 2015

Em implementação desde 2006, o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é um case de sucesso mundial em tecnologia

Desde a concepção do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), os módulos do sistema vêm sendo sucessivamente exigidos, mantendo as empresas preocupadas em melhorar constantemente a qualidade das informações prestadas eletronicamente às autoridades tributárias, fiscais, trabalhistas e previdenciárias.

O SPED começou a ser implementado em 2006 e já é considerado um case de sucesso mundial em tecnologia, com a fiscalização digital dos tributos mais representativos na arrecadação.

Confira a seguir algumas dicas de especialistas sobre os principais desafios do SPED para os quais as empresas precisam se planejar neste ano que está começando:

NFC-e: A Nota Fiscal do Consumidor eletrônica pode ser considerada um caso exemplar de obrigação com alto retorno para as empresas. O SPED chegou ao consumidor final, mas isso não deve ser visto apenas pela ótica de obrigação a ser cumprida, pois se trata de um projeto rápido, capaz de eliminar processos burocráticos, reduzir custos e trazer ganhos ao salão de loja, causando uma excelente percepção de modernidade na hora da compra.

Bloco K do SPED Fiscal: Provavelmente reforçará a adoção das melhores práticas relacionadas aos controles sobre produção e estoque.

E-Social: Atender a faceta trabalhista e previdenciária do SPED requer da empresa foco, inicialmente, em seus processos e sistemas nestes campos. Sistemas só automatizam processos, por isso a preocupação inicial deve recair sobre a adequação da cultura e dos processos à nova sistemática, para depois automatizá-los com sistemas. Essa deve ser a  a ordem de prioridades neste projeto.

ECF: É possível afirmar que a Escrituração Contábil Fiscal exigirá a busca incessante por compliance. Essa necessidade se enfatiza porque a ECF reflete minuciosamente os resultados da organização, devendo estar em sintonia e total acuracidade com seus processos, sistemas e outras escriturações.

Portanto, mais do que nunca o SPED exigirá a busca e a internalização de conhecimento em todos os processos e sistemas.

Via: Cio/Gestão

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo: