Como já é de conhecimento dos empresários, o eSocial é a mais nova obrigação acessória que está sendo implantada pela Receita Federal. As empresas, independente do seu porte, terão que se adaptar à nova rotina.
Para as pequenas e médias empresas (PMEs) o eSocial vai trazer um novo conceito na relação de trabalho entre patrões e empregados desse tipo de empresa, e o profissional contábil precisa acompanhar tudo isso de perto.
O eSocial vai integrar todas as obrigações acessórias e informações cadastrais relacionadas à área trabalhista que são enviadas para o Governo Federal. Com a implantação do eSocial, existirá um novo conceito nas relações de trabalho do Brasil, diminuindo o número de obrigações acessórias das empresas, exigindo uma comunicação imediata dos atos e fatos de ordem trabalhista, dando mais transparência às relações de trabalho.
As vantagens do eSocial para PMEs
É bem provável que a implantação do eSocial para PMEs será um pouco complicada no início, pois precisará mudar a cultura de contratação de funcionários por parte do pequeno e médio empresário, e a participação do contador nesse processo é fundamental. No entanto, apesar dessas dificuldades iniciais, o eSocial tende a trazer várias vantagens para as PMEs.
Mais estrutura
As PMEs precisarão passar por um processo de estruturação e organizar todos os dados dos seus empregados. Isso significa que as empresas vão precisar criar essa cultura e melhorar a comunicação com o seu escritório contábil, de forma que os clientes consigam cumprir com as obrigações acessórias em tempo hábil, sem a geração de multas.
Mais simplicidade
Vai simplificar o numero de obrigações acessórias a serem apresentadas pelas empresas, que vão deixar de entregar o CAGED, DIRF, GFIP, e vão passar a entregar somente o eSocial.
Mais transparência
A obrigação social trará uma maior transparência nas informações dos empregados. No entanto, essa transparência aliada à organização, podem trazer indesejados aumentos de custos para as empresas, por isso é bom manter seu cliente a par de tudo isso.
Mais rentabilidade
A quarta vantagem trazida pelo eSocial é que os contadores terão a necessidade de possuírem sistemas contábeis completamente adaptados a nova obrigação, tendo compatibilidade na geração das informações para o governo. Essa situação vai permitir a você revisar o valor dos seus honorários, pois a sua função e responsabilidade perante o cliente serão ampliadas.
Mais controle
Será preciso haver uma mudança na cultura das empresas com questões trabalhistas que eram postergadas, como férias, exames admissionais, demissionais e demais processos que envolvam os direitos dos colaboradores. Isso vai deixar seu cliente em dia com a legislação trabalhista, sem correr riscos de multas e sanções.
Via: Sage