A importância da Contabilidade Tributária

Independente do segmento ou porte da empresa, todas têm uma coisa em comum: a necessidade de conhecer qual a modalidade de tributação em que está inserida — se é Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional — visto que é através dessa modalidade  que o balanço financeiro será realizado e mais, é através dela que se saberá quanto de imposto que a empresa terá de pagar. Mas como conseguir essa informação?

Essa informação é fornecida através da Contabilidade Tributária, também conhecida como Contabilidade Fiscal. Para que uma empresa tenha longevidade de atuação, é importante que um bom contador fiscal (tributário) tenha conhecimento suficiente sobre tributos e regulamentos, amparando as decisões da empresa na hora de pagar impostos e ficar em dia com a legislação.

Veja, nesse post, mais detalhes sobre a Contabilidade Tributária e como sua correta aplicação pode ajudar qualquer empresa.

Conceito de Contabilidade Tributária

A Contabilidade Tributária faz parte da Contabilidade e trabalha na administração de tributos de uma empresa. Ela nada mais é que um conjunto de ações e procedimentos que visam apurar e conciliar a geração de tributos. É através dela e da análise de seus dados que o balanço financeiro é elaborado e se conhece o quanto de impostos a empresa tem que pagar.

O conceito de Contabilidade Tributária vai além da organização dos tributos e seu objetivo se estende à manutenção da viabilidade do negócio, uma vez que, se qualquer erro for cometido na tributação, o valor dos impostos pode custar muito caro para a empresa.

Importância da Contabilidade Tributária

Muitas empresas não conseguem sobreviver ao primeiro ano de funcionamento, simplesmente por não entenderem bem em qual regime fiscal se encaixam e não levantarem corretamente seus tributos. Essa problemática coloca os negócios numa situação menos favorável diante dos concorrentes.

O ideal é realizar um bom planejamento tributário com profissionais de contabilidade qualificados, uma vez que erros dessa natureza podem gerar graves problemas com o Fisco e representarem a inoperância da empresa no mercado.

FONTE: Blog Sage.

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo: