7 benefícios de uma contabilidade bem planejada e executada

A economia avançou e evoluiu muito. Graças a ela o mundo empresarial se tornou um campo altamente competitivo. Dessa forma, as empresas perceberam que precisariam de um diferencial para que a empresa se destacasse perante outras. Assim que a contabilidade especializada em gerenciamento empresarial ganhou força. Saiba alguns benefícios de ter um contabilidade bem planejada e executada:

Redução de custos

Em um mercado em crise e com elevada carga tributária, as empresas necessitam manter um custo de operação baixo. O que a contabilidade propicia em primeiro plano é o controle de custos, para a partir dele haver o corte de desperdícios. Sem esses dados seria impossível saber o que cortar e quanto cortar – o que prejudicaria a saúde financeira da empresa.

Evita prejuízos

O contexto empresarial brasileiro é impregnado por uma malha tributária cheia de nuances. A contabilidade precisa estar antenada a cada nova mudança para  prestar suas contas em dia sem pagar a mais nem a menos. Pois uma discrepância tributária pode acarretar em milhões perdidos através de uma autuação fiscal ou em pagamentos indevidos.

Controle de contas a pagar

Médias e grandes empresas têm uma infinidade de vencimentos. Manter tudo isso em dia, e evitar taxas por atraso e outras penalidades, é um desafio. A contabilidade bem executada deve organizar e manter tudo em dia e organizado por prioridades. Isso ajuda na imagem da marca internamente, facilitando as relações entre fornecedores e colaboradores.

Controle de vendas

Alcançar metas e conseguir bons resultados é essencial para qualquer administrador. Nesse sentido, ele precisa de uma contabilidade em tempo real que mostre como está a realidade comercial da empresa.  As informações geradas controlando diariamente suas vendas, possibilitam, do ponto de vista:

· financeiro (caixa), controlar os prazos de recebimentos: à vista, com 7, 15, 28, 45, 60 dias, conhecendo assim o grau de investimento que a empresa está fazendo no ‘contas a receber’;

· econômico (resultado), conhecer o lucro gerado, bem como a margem de ganho das vendas realizadas.

Diagnóstico financeiro

Com tantas variáveis como tributos, folha de pagamento, custo de produtos e outros custos, algumas empresas precisam entender claramente se a sua empresa é rentável. Muitas empresas não são lucrativas no momento, mas com o tempo e a gestão certa ainda serão lucrativas. O diretor dela precisa compreender sua realidade. 

Possibilidade de planejamentos futuros
Um dos maiores benefícios de ter uma boa contabilidade é poder visualizar não somente o presente, mas também o futuro. Com base nela, é possível vislumbrar todas as possibilidades da empresa com a segurança e precisão que apenas a contabilidade pode dar.

Exatidão de dados

Nenhuma empresa que quer ser líder de mercado consegue chegar ao topo sem saber exatamente quanto custa cada um de seus produtos, quanto rende cada um de seus funcionários, quanto pagou por mês em contas e quanto recebeu. Contabilidade trata-se de precisão. Somente assim grandes corporações podem ser competitivas.

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo:

NOME COMPLETO: DENIS BAUER
REGISTRO: RS - 071749/O-9

EMPRESA: TDF ASSESSORIA CONTABIL SS LTDA
REGISTRO: RS - 004367/O-0