5 fatos interessantes sobre ERPs – software de gestão

Os sistemas de gestão ERPs mudaram completamente a maneira como grandes e pequenas empresas administram vários setores de sua atuação. Na área da contabilidade, o ERP é uma verdadeira revolução, que tornou a atividade do contador – ou do responsável pelas finanças de um negócio – muito mais rápida, eficiente e confiável.

Se você ainda costuma gerenciar o seu negócio com a ajuda de papeis e caneta, ou ainda não encontrou o modelo perfeito para fazer isso com a ajuda da tecnologia, que tal dar uma chance ao ERP? Confira, nesse artigo, alguns fatos interessantes sobre esse software de gestão!

O ERP garante a segurança da sua informação

Pense quantos dados importantes circulam na mão da pessoa responsável pela contabilidade de uma empresa. Como é possível garantir a segurança dessa informação, visto que ela está distribuída em papeis, planilhas de computador e outros documentos que tem relação com essa área do seu negócio?

Colocar todas as informações unificadas em um sistema de gestão desenvolvido especialmente para isso é uma maneira de garantir a segurança que você tanto precisa para essa atividade. Eles evitam o extravio das informações e até mesmo diminuem o risco de fraudes.

Facilidade de gerenciamento de dados

É muito mais fácil gerenciar, analisar e apresentar dados que se encontram em um banco de dados único, rápido e eficiente. O ERP oferece exatamente esse conforto para o contador: como os dados se encontram todos em um único lugar, é mais fácil obter e avaliar somente aquilo que você precisa, para poder minimizar erros nessa atividade.

Apesar do alto investimento, o ERP ajuda a reduzir custos

É claro que o primeiro momento de investimento da empresa em um software único de gestão, pode significar um gasto elevado de dinheiro não planejado inicialmente. A grande vantagem dos sistemas de gestão ERP, entretanto, é que esse investimento é facilmente revertido em retorno financeiro em apenas alguns meses de uso do software. Como a automatização da atividade contábil ajuda a evitar retrabalhos e falhas que podem resultar em multas para uma empresa, é natural perceber que o dinheiro aplicado na compra desse sistema foi muito bem utilizado.

Melhor visualização do setor financeiro de uma empresa

Para o gestor, o uso de um sistema ERP também pode ser interessante para acompanhar de perto os resultados do setor financeiro da empresa. Esse sistema, como unifica todas as informações relacionadas com a contabilidade do negócio, também permite que o profissional visualize possibilidades de lucro, investimentos e gastos realizados durante um período de tempo. Dessa maneira ele consegue avaliar se seu negócio está funcionando de maneira rentável ou não.

Processos rápidos, padronizados e eficientes

Utilizar um sistema de ERP para poder gerir o seu negócio é também uma maneira de tornar os seus processos – nesse caso, contábeis – muito mais rápidos, padronizados e eficientes. Essa é uma enorme vantagem para a empresa, visto que gastará muito menos tempo dedicando seus esforços para a realização dessas análises, podendo distribuir melhor o tempo de seus colaboradores em outras atividades.

Você conhece outros fatos interessantes sobre os softwares de gestão ERPs e que gostaria de compartilhar conosco? Use o espaço abaixo e deixe seu comentário ou dúvida sobre o assunto!

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo: