6 erros mais comuns em uma implantação de ERP

O ERP é um sistema considerado, hoje, essencial para qualquer tipo de empresa. Seu suporte, especialmente em áreas de análise mais complexa, como a contabilidade, é indispensável para o pagamento correto de todas os impostos e taxas relacionadas com a atividade da empresa, como também do acompanhamento e criação de relatórios relacionados com a entrada e saída de volumes financeiros do seu negócio.

Apesar de ser uma peça essencial para qualquer empresa, a implantação de um sistema ERP não é uma atitude que deve ser realizada à esmo, visto que qualquer decisão tomada errada pode colocar em xeque a atividade desse facilitador. Nesse artigo separamos os erros mais comuns encontrados na implantação de um ERP, para lhe ajudar a não cometê-los no seu negócio. Confira!

Fazer uma implantação rápida e sem grande preocupação do ERP

Por mais que o ERP seja um sistema tecnológico e de relativamente fácil implantação, optar por tornar essa tarefa rápida e sem prestar a menor atenção nos recursos e informações necessárias para fazê-lo, pode colocar este sistema para funcionar da maneira completamente errada – gerando dados inconstantes e, principalmente, irreais sobre o seu negócio.

Não treinar sua equipe para trabalhar com o ERP

Por mais que a geração atual de contadores e profissionais da área financeira tenham muita facilidade em lidar com a tecnologia, o treinamento para mexer com os sistemas de ERP do seu negócio é indispensável para minimizar erros na hora de utilizá-lo.

Colocar uma equipe despreparada para lidar com esse sistema é uma atitude que pode prejudicar significativamente seu negócio.

Não contar com um planejamento das atividades e do processo de implantação

Como afirmamos acima, no início desse artigo, a implantação do ERP não é uma atividade que deve ser realizada com pressa e à esmo. O planejamento é essencial em todas as etapas da implantação, coordenando não somente os dados que serão utilizados nesse sistema, como também a equipe que vai trabalhar com ele.

Querer resultados imediatos e eficientes logo nos primeiros meses de implantação

Assim como qualquer outro novo sistema implantado na sua empresa, para poder ter os resultados e suas análises em mãos é preciso de tempo. Na área da contabilidade o tempo é ainda mais importante para quem quer perceber os benefícios do sistema ERP, visto que os dados avaliados são sempre mensais, trimestrais, semestrais ou até mesmo anuais. Por esse motivo ter pressa em ver as vantagens da implantação do ERP pode fazer com que muitos processos já consolidados sejam alterados simplesmente por que a equipe contábil – ou, principalmente, seus supervisores – não tem paciência para esperar as informações mais consistentes.

Não fazer testes antes de colocar o sistema como essencial para o seu negócio

Todo e qualquer sistema tecnológico deve, antes de ser colocado como método oficial de trabalho de uma empresa, ser testado para avaliar se sua implantação foi realizada da maneira correta. Implantar o ERP e iniciar seu uso sem nenhum tipo de teste é pedir para correr o risco de ter em mãos análises erradas e, por isso, gastos financeiros desnecessários.

Não contar com suporte especializado

É natural que um sistema novo como ERP traga consigo muitas dúvidas não somente na sua implantação, como também no seu uso constante no dia a dia da empresa. Contar com suporte especializado é uma excelente atitude para minimizar essas dúvidas e falhas ao longo da rotina.

Quais desses erros você acredita ter cometido ao implantar um ERP? Compartilhe suas experiências e dúvidas sobre o assunto com a gente!

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo:

NOME COMPLETO: DENIS BAUER
REGISTRO: RS - 071749/O-9

EMPRESA: TDF ASSESSORIA CONTABIL SS LTDA
REGISTRO: RS - 004367/O-0