Como utilizar todo o potencial do meu sistema ERP?

O sistema ERP é uma excelente maneira de tornar os seus processos na empresa mais eficientes e seguros. Quando ele é utilizado nas atividades contábeis do seu negócio, as vantagens de se adaptar ao sistema são ainda maiores e interessantes para qualquer tipo de empresa – desde a micro, até para os donos de grandes empreendimentos.

Apesar de ser um sistema eficiente e, atualmente, considerado indispensável para uma boa análise contábil, muitos profissionais ainda não sabem explorar todo o potencial desse software, deixando a desejar ao utilizá-lo na sua rotina de trabalho.

Para lhe ajudar a explorar todas as vantagens oferecidas pelo sistema ERP, preparamos esse artigo com algumas dicas infalíveis para o seu negócio!

Mapeie seus processos

Antes de começar a utilizar o sistema ERP na sua empresa, um primeiro passo importante é mapear os seus processos para conhecer exatamente quais dados você terá em mãos para avaliar com a ajuda do software. Sem esse mapeamento inicial o risco de se avaliar um dado errado ou insignificante é relativamente grande – o que pode afetar o potencial do sistema que você contratou.

Tenha objetivos claros ao usar esse sistema

Depois de mapear todos os processos da sua empresa, trace seus objetivos que devem ser alcançados ao utilizar esse sistema. O que você pretende mudar? Quais análises pretende ter em mãos? O que precisa ser melhorado? Conheça seus problemas para poder saber se o sistema que você contratou está funcionando ou não.

Conte com o suporte de um especialista em sistema ERP

Sistemas ERPs podem ser bem complexos para quem não tem nenhum tipo de experiência em seu uso. Por esse motivo é sempre importante, ao contratar esse serviço, valorizar também um suporte de um especialista no uso do sistema, para que ele possa orientar a sua equipe a dar os passos certos nessa tarefa.

Treinar toda a sua equipe

O especialista em sistema ERP pode lhe ajudar a cumprir outra tarefa importante para garantir o potencial do uso desse software: a realização de um treinamento com a equipe que vai lidar diretamente com essa função. O treinamento ajuda a capacitar os colaboradores para utilizar o sistema e também a minimizar os erros que podem surgir durante o seu uso.

Escolher um sistema de qualidade

Vários tipos de sistemas ERPs estão disponíveis no mercado para você aplicar na sua empresa. Apesar da grande variedade, você precisa estar atento para escolher o melhor tipo de sistema, para garantir que tenha um grande potencial em mãos para o seu negócio. Conte com a orientação de um especialista no assunto e escolha o sistema que se adequa ao perfil de sua empresa e, principalmente, às suas necessidades.

Realizar testes antes de aplicar o sistema

Todo sistema ERP, antes de rodar oficialmente na atividade da empresa, deve passar por uma bateria de testes, para identificar possíveis falhas no processo de sua implantação e corrigi-las antes que se tornem um problema para o seu negócio. Não caia na tentação de iniciar a utilização sem realizar esses testes iniciais.

Não tenha pressa em ver resultados

Querer resultados imediatos é uma das principais falhas de quem inicia a utilização de um sistema ERP na sua empresa, visto que esse é um processo a longo prazo. Por isso, se você quer explorar todo o potencial do seu sistema, trabalhe também a sua paciência e entenda que o sistema precisará de tempo para colocar tudo nos eixos, como sempre sonhou.

Você tem um sistema ERP na sua empresa? Gostou das nossas dicas para explorá-lo melhor? Se quiser conferir mais conteúdos como esse e não perder nenhuma de nossas novas postagens, assine a nossa newsletter agora mesmo!

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo: