Como um sistema ERP ajuda na gestão financeira empresarial

Um sistema ERP é a solução para que todos os tipos de empresas – pequenas, médias e grandes – cresçam de maneira organizada e eficiente suas atividades. Afirmamos isso porque esse sistema é capaz de integrar todos os dados necessários – de um ou mais setores – da empresa em prol da realização de análises que ajudam no planejamento estratégico, na tomada de decisões e na compreensão da atuação do negócio no mercado em que ela está atuando.

Na gestão financeira, especificamente, o sistema ERP é uma solução muito interessante para garantir melhor atuação dessa equipe no âmbito de uma empresa. Nesse artigo detalhamos melhor como ele pode auxiliar nesse controle. Confira!

Facilidade e praticidade nas análises

O sistema ERP, por ser automatizado, de interface simplificada e de fácil uso após um treinamento específico, pode tornar o processo de avaliação das finanças de uma empresa ou negócio muito mais fáceis, práticas e eficientes. Quando as análises precisam ser feitas em sistemas não desenvolvidos para essa finalidade, ou, na pior das hipóteses, na mão, a chance de erro pode ser muito maior.

Compilação de todos os dados em somente um local

Nenhum sistema torna tão fácil a compilação de todos os dados de diferentes setores de uma empresa como o ERP. Com a simples complicação de dados em um banco único e de fácil acesso, o trabalho da equipe financeira se torna menor e mais prático – além de mais eficiente e assertivo.

Redução da mão de obra gasta por consequência do melhor fluxo operacional

Em empresas que optam por usar o estilo tradicional de fazer a gestão financeira de seu negócio, a equipe de finanças é muito maior quando comparadas com as equipes de empresas que contam com o sistema ERP. Como o sistema é capaz de absorver várias tarefas que antes ficavam na mão de uma pessoa, a redução da mão de obra voltada para somente essa atividade é significativa e eficiente.

Visão geral dos gastos relacionados a cada atividade executada pela empresa

Imagine se fosse possível ter uma visão geral de absolutamente todas as transações financeiras realizadas por sua empresa (sejam elas relacionadas a despesas, receitas, pagamentos etc). O sistema ERP permite que o gestor tenha em mãos exatamente essa função de obter uma visão macro de todas as esferas do negócio, da maneira mais fidedigna possível.

Capacidade de tornar os processos de auditoria mais eficientes

Toda empresa séria e organizada tem o hábito de realizar auditoria em todas as suas atividades – inclusive a financeira – para saber se tudo está sendo realizado da maneira planejada. O sistema ERP torna a auditoria interna (e até mesmo externa, quando necessário) mais fácil de ser executada e até mesmo um processo mais seguro e confiável.

Melhor prazo de entrega das análises e dados necessários

Com um sistema que faz rápidas análises, quando conta com o banco de dados correto, os gestores conseguem ter em mãos relatórios financeiros em pouco tempo, podendo agir diretamente nos problemas identificados nessa atividade da sua empresa.

Ter um sistema ERP para fazer a gestão financeira empresarial, é portanto, um cuidado indispensável para o bom funcionamento do seu negócio. Você já conhecia as vantagens desse sistema? Compartilhe suas dúvidas conosco.

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo:

NOME COMPLETO: DENIS BAUER
REGISTRO: RS - 071749/O-9

EMPRESA: TDF ASSESSORIA CONTABIL SS LTDA
REGISTRO: RS - 004367/O-0