Como reduzir custos e melhorar a sua gestão financeira?

O sucesso das finanças da empresa é um dos fatores decisivos para seu desenvolvimento no mercado. É importante que em sua gestão financeira, a redução dos custos seja uma política estratégica constante, não lembrada apenas quando seu negócio estiver passando por problemas.

Em tempos de crise, nada mais apropriado do que questionar e revisar seus investimentos. Como anda a gestão financeira da sua organização? Você já parou para fazer esta análise? As contas estão apertadas? Hoje vamos falar um pouco em como reduzir custos e melhorar a suas finanças empresariais.

 

Faça um diagnóstico financeiro da empresa

Deve-se começar fazendo um diagnóstico dentro da empresa, identificando quais as despesas fixas e quais as variáveis, para que seja possível planejá-las dentro de um padrão aceitável em seu planejamento financeiro.

Para isso, é importante que você reúna suas equipes e faça um relatório completo sobre seus custos, isto vai lhe dar a noção das despesas que são indispensáveis e daquelas que poderão ser flexibilizadas. Com isso, chega-se a uma visão sistêmica das finanças da empresa, podendo ter melhor controle sobre elas para agir corretamente conforme as necessidades operacionais do negócio.

 

Foque nos pequenos gastos e nos resultados

Se a sua empresa está com dificuldades, algo deve estar em descompasso. Certamente os gastos estão em níveis iguais ou superiores ao que você está tendo como faturamento. A necessidade de identificar onde os investimentos estão sendo mais altos do que precisam realmente ser, além da verificação de gastos desnecessários, devem estar como pauta principal para uma gestão financeira eficaz.

Alguns gastos, que podem ser considerados pequenos, têm fator decisivo nas contas finais. A conta da energia, telefone, bem como o gasto com papel, que poderia ser menor caso as impressões fossem mais racionais, são pequenos exemplos e que, se somados, poderiam reduzir consideravelmente seus gastos com estes itens. Só com esta análise detalhada e ações inteligentes é que você poderá atacar os desperdícios e obter melhores resultados.

 

Analise seus investimentos com recursos humanos

A folha de pagamento é um dos principais custos nas organizações. Por isso, é importante que uma análise criteriosa seja feita no setor de recursos humanos, pensando e verificando quais os rendimentos e os resultados, como dissemos no item anterior, que este setor está trazendo para a empresa.

Antes de pensar em demissões, visto que isso também causa gastos com as dispensas, nosso conselho é que sejam feitos os ajustes necessários para que os departamentos tenham melhores índices de rendimento e, consequentemente, tragam melhores resultados, ajudando no ajuste financeiro.

Com estas dicas de gestão financeira você já pode fazer uma grande diferença na redução dos custos do seu negócio. Com as finanças funcionando de forma eficiente, reduzir custos dentro da empresa será uma realidade. Lembre-se: em resumo, o segredo está em reduzir despesas gerais e identificar oportunidades que proporcionem o aumento da sua receita. Assim o seu saldo será sempre positivo.

Acha que nosso texto colaborou com seus pensamentos que você tem sobre sua gestão? Quais dicas você adicionaria a ele? Estamos aqui para trocar e compartilhar ideias. Para receber mais novidades, assine a nossa newsletter: basta preencher com seu nome e e-mail os campos na parte inferior da página.

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo:

NOME COMPLETO: DENIS BAUER
REGISTRO: RS - 071749/O-9

EMPRESA: TDF ASSESSORIA CONTABIL SS LTDA
REGISTRO: RS - 004367/O-0