2 erros comuns das empresas que utilizam ERP/Protheus – Parte 2

Não ter todos departamentos integrados no ERP Protheus é um erro comum em muitas empresas, como foi explicado em outro texto aqui no blog. Elencamos outro tipo de ação que também faz com que a potencialidade do software não seja totalmente aproveitada:

Não utilizar dados para contribuir na tomada de decisões  

Com todos departamentos da empresa integrados e com as informações disponíveis no ERP Protheus, o diretor executivo da empresa e demais gestores têm acesso à uma série de dados e relatórios numa mesma plataforma. Desde relação de produtos no estoque a projeção do fluxo de caixa, do planejamento tributário às vendas de cada filial.

O Protheus tem essa capacidade de armazenamento de informações e de gerar relatórios, gráficos e entre outros tipos de dados relevantes que podem ser usados para a gestão da empresa. Contudo, muitas vezes as instituições não utilizam o Protheus para este tipo de ação, mas plataformas separadas do ERP para tomar decisões de gestão. Isso pode ocorrer pela falta de confiança nos dados gerados pelo sistema ou mesmo por desconhecimento de algumas funções e particularidades do software.

Conhecer melhor a empresa faz com que os gestores decidam com mais assertividade e que suas decisões realmente tenham um impacto positivo em seu negócio. São inúmeros os benefícios que isso pode gerar para a instituição, mas elencamos algumas informações que podem influenciar nas decisões dos gestores. 

Informações sobre o estoque

Se o gestor de um comércio, ao ler os relatórios sobre o estoque, percebe que tem uma grande quantidade de um produto em específico que está parado há bastante tempo e ocupando demais seu espaço de armazenamento, isso pode influenciar sua ações.

Por exemplo, o gestor pode realizar uma promoção sobre aquele determinado produto, o que irá gerar uma receita maior para a empresa com um item que estava parado em seu estoque. Também esse tipo de informação pode fazer com que ele reveja seu controle de estoque e pense em maneiras de deixá-lo mais eficiente para que não haja esse tipo de problema.

Além disso, outra questão relacionada ao estoque é quando a empresa realiza o inventário, ou seja, a contagem física de seus produtos, e relaciona com os números que o sistema apresenta. O ideal é que o número apresentado pelo sistema seja igual ao número de produtos que realmente estão no estoque, no entanto, em muitos casos este número não confere e há uma discrepância nos dados apresentados.

Este tipo de erro pode gerar outros problemas para empresa, como, por exemplo, vender produtos que não estão no estoque, o que causa um desgaste na relação com os clientes. Então, ao realizar inventários regularmente e perceber a diferença entre os números, o gestor também pode tomar outras decisões. Como qualificar melhor a equipe para que todas operações relacionadas ao produto sejam informadas ao sistema no mesmo momento em que ocorrem e outras ações relacionadas ao controle do estoque.

Informações contábeis

Se informações como as relacionadas ao estoque podem interferir na melhor organização do da empresa, os dados sobre as questões contábeis da empresa, como projeções do fluxo de caixa, cálculo do ponto de equilíbrio e planejamento tributários, também podem e devem ser levadas em conta para a tomada de decisões da empresa.

Se bem utilizadas, as demonstrações contábeis são uma base completa de informação sobre a empresa, considerando-se que ela tem a função de registrar, medir e interpretar o que afeta a situação financeira, econômica e patrimonial da instituição. Podendo demonstrar os pontos fortes e fracos da empresa e que ações podem influenciar positivamente a empresa no mercado.

O Protheus possui um módulo chamado Contabilidade Gerencial, onde podem ser trabalhadas as demonstrações contábeis. Com o uso do sistema ERP para gerar e analisar estes dados contábeis, pode haver maior assertividade nas decisões dos gestores e melhor aproveitamento dos dados gerados que resultem em ações com mais impacto.

Quer saber mais sobre maximizar o uso do ERP Protheus na sua empresa?

Você acha que os resultados da sua empresa podem ser melhorados com o uso mais assertivo do Protheus? Então conheça mais a TDF Assessoria Contábil: nós somos um time de gestores contábeis qualificados no backoffice Contábil, Fiscal e RH com especialização no Protheus. Temos experiência e compreensão dos ambientes de controladoria e podemos contribuir para sua empresa tomar as melhores decisões baseadas em informações confiáveis, além de otimizar a qualificação da sua equipe no ambiente Protheus. Conheça mais sobre nossos serviços. 

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo: