O E-Commerce no Brasil está num cenário de constante desenvolvimento e crescimento, com a competitividade aumentando a cada ano. Se você quer que sua loja virtual tenha destaque no país e alcance objetivos cada vez maiores, o uso de um sistema de gestão integrado (ERP) é uma forma de consolidar sua presença nesse comércio eletrônico, mantendo o padrão de qualidade e obtendo melhores resultados.
Em 2016, o faturamento do comércio eletrônico totalizou 44,4 bilhões de reais, alta nominal de 7,4% em relação a 2015, de acordo com a Ebit. A Ebit é uma empresa com informações do comércio eletrônico, pioneira na realização de pesquisas sobre hábitos e tendências de e-commerce no Brasil.
Após o pequeno aumento ocorrido em 2016, considerada a menor taxa de crescimento dos últimos 15 anos, a previsão da Ebit é que em 2017 o mercado eletrônico brasileiro cresça em média 12%, retomando sua faixa normal de expansão. O faturamento do e-commerce deve aumentar para 49,7 bilhões de reais neste ano.
Ter um sistema de gestão que realizará toda integração de pedidos de vendas, estoque, preços, grade, cadastros em geral, entre outras diversas funcionalidades do seu e-commerce, pode ser um diferencial necessário para se destacar nesse cenário de crescimento e maximizar seus lucros. Veja 4 vantagens de utilizar um ERP na sua loja virtual:
1 – Utilize as informações do ERP no seu E-Commerce
Lembre-se que “a mina de ouro” do seu e-commerce são as informações. Com a plataforma de e-commerce integrada ao seu ERP, todas as informações do comprador adquiridas no momento da compra ficam registradas nas duas aplicações, o que garante um melhor controle e segurança nos dados da sua loja. Com tudo registrado nos sistemas, as informações gerarão relatórios e você terá mais facilidade para identificar gargalos e acertos.
Também com essas informações sobre os clientes — interesses, gostos pessoais, profissão — é possível montar estratégias de comunicação efetivas e que tenham um efeito cada vez mais positivo e impulsione as vendas.
Além disso, em caso de dúvidas por parte do cliente e que entrar em contato, por qualquer via de comunicação, com sua empresa, a equipe de atendimento concederá as informações corretas, com precisão e segurança, pois esses dados estão todos registrados.
2 – Gerenciamento de Fornecedores para seu E-Commerce
Fato é que todo e-commerce que se destaca no mercado conta com uma rede de fornecedores especiais. Para ter produtos diferenciados, preços competitivos e um estoque sempre recheado de produtos para vender mais, é importante ter um relacionamento transparente e extremamente profissional com esses parceiros do negócio. É aí que o ERP, devidamente integrado à plataforma de e-commerce, entra como um fator decisivo.
Quando você controla o seu estoque, fica mais fácil observar quando está na hora de solicitar novos orçamentos, fazer aquela comparação entre os valores passados pelos fornecedores e acompanhar, através de um relatório de gestão, quais fornecedores foram os melhores para sua loja, tomando decisões que tenham impacto positivo no seu e-commerce.
3 – Melhorias no Controle de Estoque do E-Commerce
As melhorias no Controle de Estoque trazidas com o uso de sistemas de gestão tem um impacto muito significativo no seu negócio. Um controle de estoque organizado e planejado é decisivo para o sucesso do seu e-commerce, pois ter as mercadorias sempre à mão quando vendidas, garante um bom relacionamento com seus clientes, evitando atrasos e erros no envio e sem desgastar sua imagem. A satisfação dos clientes, com uma compra sem complicações é determinante para seu sucesso.
Como explicado no item acima, um ERP irá realizar o controle de estoque da sua loja virtual para garantir que não haja falta de produtos na empresa e, ao mesmo tempo, que não haja excesso. Para tanto, é necessário uma análise constante do fluxo de movimentação dos produtos, histórico de vendas, prazo de entrega dos produtos por parte dos fornecedores e a sazonalidade comercial.
Para garantir a funcionalidade do ERP e sua efetiva contribuição, também é necessário ter quem uma equipe com qualificação usar o software e todas suas potencialidades. Nesse sentido, também muitos e-commerce optam por terceirizar ambientes de controladoria (como fiscal e contábil) para garantir uma gestão com mais qualidade do seu negócio.
4 – Automação de processos no E-Commerce
O processo que envolve a geração das notas fiscais e o controle das informações pode se tornar mais demorado e burocrático, na medida em que o seu e-commerce cresce. A contínua expansão da loja virtual está ligada diretamente a eficiência nos processos, sem a perda dos dados envolvidos.
Um bom software ERP para e-commerce facilita e agiliza o processo de emissão das notas fiscais. Com ele, basta cadastrar a tabela dos impostos uma única vez para que sejam calculadas automaticamente as taxas de cada um dos produtos vendidos. Isso faz com que as notas sejam geradas com mais facilidade, acelerando as vendas e o processamento dos pedidos na loja.
Outras automações realizadas pelo ERP estão relacionadas aos processos administrativos do e-commerce. Também permite a emissão automática de boletos bancários, economizando o tempo gasto especificamente com este tipo de trabalho.