Business Intelligence: Por que minha empresa precisa investir em BI?

Em português, o conceito de BI é traduzido como “Inteligência de Negócio” e consiste na possibilidade das pessoas acompanharem tudo o que ocorre no negócio, assim como também no mercado. Business Intelligence proporciona um melhor entendimento da base de dados da empresa, gerando saídas lógicas e estratégicas.

O BI pode ser visto como uma espécie de bússola criada para nortear as ações tomadas por uma organização, com base em dados estruturados. Ou seja, todos eles exatos e objetivos, otimizando a gestão empresarial e gerando maior assertividade para as decisões.

O Business Intelligence possibilita que os responsáveis pela gestão do negócio avaliem o empreendimento, trabalhem seus pontos fortes e transformem os pontos fracos em oportunidades de crescimento.

Além de ter maior capacidade de análise, padronizar o acesso aos dados e às regras de negócio, identificar tendências e antecipar riscos, com o BI também é possível medir a efetividade de uma ação, dado ou ferramenta utilizada na empresa, identificar perdas e custos, agilizar a análise de informação e ainda ter o retorno rápido do investimento.

O que é BI (Business Intelligence)?

Com as ações cada vez mais eficientes e resultados mais significativos da gestão de dados para tomadas de decisões, as empresas investem significativamente em meios digitais e ações de BI para alcançar suas metas.

O termo Business Intelligence refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.

BI é o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas.

Engloba o processo de captura e utilização de informações externas e internas à organização para o desenvolvimento e monitoramento de estratégias coerentes ao mercado, aumentando a competitividade da empresa no cenário econômico em que se encontra.

Business Intelligence

BI e a tomada de decisões

O diferencial que BI dispõe é o de facilitar o acesso a dados e informações exatas e essenciais para guiar a tomada de decisão. Quem trabalha com BI ocupa cargos estratégicos dentro de uma companhia justamente para entender com clareza todas as ocorrências que interferem diretamente na performance da empresa.

BI interpreta as informações existentes na realidade e rotina da organização, definindo assim as melhores estratégias para garantir tomada de decisões assertivas.

Mas que tipo de dados são usados para isso?

São diversas fontes de dados utilizados para proporcionar a eficiência do BI. São exemplos:

  • Desempenho e produtividade das equipes;
  • Panorama da Gestão de Pessoal (RH);
  • Controle de Estoque;
  • Eficiência da logística da empresa;
  • Dados sobre a perda de materiais;
  • Informações contábeis;

A lista de dados que fornecem informações que irão auxiliar o desenvolvimento do negócio é extensa e as informações podem ter diferentes graus de importância dependendo do tipo de empresa e nicho de mercado em que atua. Por exemplo, em e-commerces, as informações sobre logística são uma das mais fundamentais para definir a tomada de decisões.

Como otimizar a gestão da empresa com BI?

Algumas empresas utilizam ferramentas específicas de BI para auxiliar na tomada de decisões; outras usam as possibilidades dos Sistemas de Gestão Informatizados (ERPs); também há aquelas que contratam empresas consultoras especializadas em oferecer este tipo de serviço, o que garante uma assertividade bem maior.

A TDF Gestão Contábil, por exemplo, que trabalha tanto com a Terceirização dos Processos de Negócio (BPO) das áreas Contábil, Fiscal e de RH ou como braço de apoio da controladoria nessas áreas, tem como foco o Business Intelligence. Com a disponibilização de informações que auxiliam a tomada de decisões, tais como análise contábil, de faturamento, KPIs (Indicadores-chave de desempenho) estratégicos e tudo com agilidade na entrega e com precisão de dados.

Sua empresa já utiliza BI? Que vantagens você destacaria? Compartilhe nos comentários a sua experiência em BI.

Entre em contato com a TDF e descubra como podemos otimizar a gestão da sua empresa com o BI.

 

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo: