A logística consiste no processo de planejamento, implementação e controle, de forma eficaz, do fluxo e armazenagem de produtos de uma organização. Compreende serviços desde o ponto de origem dos produtos ou matérias-primas até o envio ao consumidor final, em conformidade com as demandas do cliente e dependendo das particularidades da empresa.
Ou seja, a logística engloba as atividades que vão desde o contato com os fornecedores e o recebimento da matéria prima e/ou produtos, até o armazenamento, controle do estoque, registro de entradas e saídas e o transporte para o consumidor final da empresa.
A logística empresarial inclui todas as atividades de movimentação de produtos e a transferência de informações, porém para que seja gerenciada de forma integrada, ela deve ser trabalhada como um sistema. Ou seja, um conjunto de componentes interligados, trabalhando de forma coordenada, com o objetivo de atingir um objetivo em comum: a satisfação do consumidor final.
É uma área estratégica para as empresas que querem manter e melhorar a qualidade de seus serviços ao mesmo tempo em que reduz custos. Otimizar a gestão e os processos logísticos traz economia para a empresa de diferentes formas. Desde a diminuição de desperdícios de combustíveis até a redução de gastos com armazenagem de produtos.
Como o uso de um ERP pode melhorar a logística da empresa?
A redução dos custos aliada ao aumento de produtividade e a entrega com qualidade ao consumidor final, são metas almejadas no setor de logística das empresas.
Os Sistemas de Gestão Integrados (ERPs), como o Protheus, agregam valor às instituições porque fornecem maior velocidade aos processos e maior desempenho operacional. Além de proporcionarem redução de custo através da diminuição do nível de estoques de matéria-prima e de produto acabado.
Para se atingir a excelência logística, torna-se necessário conseguir ao mesmo tempo redução de custos e melhoria do nível de serviço ao cliente. As empresas que a alcançam quebram um paradigma no qual considera-se não ser possível aumentar a qualidade dos serviços ao mesmo tempo em que se reduz custos. Os ERPs podem contribuir para que essa excelência seja alcançada.
Integração e fluxo de informações
As áreas de Estoque, Compras, Vendas, Marketing e Logística precisam estar integradas. Isso porque as atividades se interdependem para ampliar a performance, bater as metas e gerar ganhos à empresa, seja através do aumento da relação entre demanda e oferta ou da redução de custos. Com um ERP, sua empresa pode aproveitar funcionalidades específicas para aprimorar os processos de distribuição e logística, como compras, vendas, expedição, estoque, faturamento, comissões e muitas outras.
Além disso, esses softwares permitem que você gerencie melhor as informações sobre seus clientes e facilita a integração da logística com os processos de marketing e vendas, um fator indispensável para a prestação de serviços de qualidade.
A integração de diferentes departamentos é uma das principais vantagens do uso de um ERP, e não integrá-los é um dos erros que as empresas cometem, como você pode ver neste artigo. Para a maior eficiência dos processos logísticos, a integração também torna-se indispensável.
Considerando que a logística envolve desde o contato com os fornecedores até o encaminhamento do produto final para o consumidor, é preciso que as informações sobre vendas, estoque, marketing, compras, fornecedores, faturamento e setor de produção estejam todas alinhadas e com um fluxo correto na empresa.
Para isso ocorrer da melhor maneira possível, todos departamentos devem estar integrados em um mesmo software de gestão, o que garante o bom andamento do negócio e faz com que o setor logístico aproveite as oportunidades existentes, otimizando os resultados da empresa.
Informações confiáveis para a tomada de decisões
O ERP ainda tem como vantagem o fornecimento de informações mais precisas e atualizadas para uma melhor tomada de decisão por parte da alta gerência. Que através desse sistema, consegue verificar a performance e os custos de cada departamento, e da empresa de uma maneira geral, e analisar a rentabilidade e o custo de cada produto.
Com essas informações, a empresa é capaz de manter-se competitiva no mercado e traçar estratégias para o seu desenvolvimento. O departamento de logística, sendo uma das áreas estratégicas da organização, é uma das principais fontes de informação para a tomada de decisão. Por isso que ter o respaldo de um sistema de gestão integrado que gera dados confiáveis é tão importante.
Economia e maior controle
Usar um software que permite fazer a gestão do seu sistema de logística e que integre os demais setores da sua empresa significa garantir o controle de estoque, do fluxo de caixa, das atividades dos seus colaboradores, assim como todas as interações com seus clientes.
Toda essa integração realizada a partir de um ERP tem como resultado a diminuição de retrabalho, a economia de recursos, além de um maior controle, tanto do operacional, quanto do financeiro.