Todas as empresas brasileiras precisarão aderir ao eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) a partir de 2018. Para não ficar dúvidas na hora de registrar as informações do eSocial, confira nosso artigo.
O eSocial é a unificação e simplificação do envio de informações relacionadas aos vínculos empregatícios dos funcionários de todas as empresas. Assim como o SPED, o eSocial surgiu com o intuito de informatizar a entrega das obrigações ao governo. Ou seja, usar a tecnologia para apoiar o ambiente fiscal e trabalhista.
Apesar de anunciada há muito tempo e a nova obrigação ser bastante complexa, ela não tem recebido a atenção devida pela maioria das empresas. Se você ainda não começou a se preparar para cumpri-la, é preciso acelerar o ritmo.
O que é o eSocial?
O e-Social é um sistema de informações unificado sobre os trabalhadores. Com ele, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, todas informações relativas aos trabalhadores.
Como por exemplo, vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
Por que o eSocial foi criado?
Esse sistema foi criado pelo Governo Federal para unificar as informações trabalhistas, que hoje são distribuídas por diferentes entidades. Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Previdência Social e Caixa Econômica Federal são alguns dos órgãos envolvidos.
Prazo de entrega do e-Social
O prazo de entrega do eSocial é janeiro de 2018 para empresas que em 2016 faturaram acima de R$ 78 milhões. Para as demais empresas, o prazo final é julho de 2018.
Atenção ao eSocial
O empresário pode até considerar que ainda tem tempo de sobra para realizar o eSocial, contudo, por envolver muitas informações, é importante não deixar para última hora. Geralmente quando esse tipo de obrigação é preenchida com o prazo apertado, a chance de ter erros é bem maior.
Fique atento ao prazo e também para informar corretamente todos os dados que são solicitados.
Alguns objetivos do eSocial
- Unificar informações sobre os trabalhadores e simplificar processos;
- Passará a subsidiar a geração de guias de recolhimentos do FGTS e demais tributos, o que pode diminuir erros nos cálculos;
- Registro imediato de novas informações, como a contratação de um empregado;
- Integração de processos;
- Disponibilização imediata dos dados aos órgãos envolvidos;
- Maior fiscalização em relação às informações;
Tem alguma dúvida sobre o e-Social?
Se você tem alguma dúvida sobre como sua empresa deve cadastrar as informações dos colaboradores no eSocial, envie-nos sua pergunta que ajudaremos você nesse processo. Entre em contato com a TDF.