Conheça o e-Social: entenda suas principais características

Todas as empresas brasileiras precisarão aderir ao eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) a partir de 2018. Para não ficar dúvidas na hora de registrar as informações do eSocial, confira nosso artigo.

O eSocial é a unificação e simplificação do envio de informações relacionadas aos vínculos empregatícios dos funcionários de todas as empresas.  Assim como o SPED, o eSocial surgiu com o intuito de informatizar a entrega das obrigações ao governo. Ou seja, usar a tecnologia para apoiar o ambiente fiscal e trabalhista. 

Apesar de anunciada há muito tempo e a nova obrigação ser bastante complexa, ela não tem recebido a atenção devida pela maioria das empresas. Se você ainda não começou a se preparar para cumpri-la, é preciso acelerar o ritmo.

O que é o eSocial?

O e-Social é um sistema de informações unificado sobre os trabalhadores. Com ele, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, todas informações relativas aos trabalhadores.

Como por exemplo, vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Por que o eSocial foi criado?

Esse sistema foi criado pelo Governo Federal para unificar as informações trabalhistas, que hoje são distribuídas por diferentes entidades. Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Previdência Social e Caixa Econômica Federal são alguns dos órgãos envolvidos.

Prazo de entrega do e-Social

O prazo de entrega do eSocial é janeiro de 2018 para empresas que em 2016 faturaram acima de R$ 78 milhões. Para as demais empresas, o prazo final é julho de 2018.

Atenção ao eSocial

O empresário pode até considerar que ainda tem tempo de sobra para realizar o eSocial, contudo, por envolver muitas informações, é importante não deixar para última hora. Geralmente quando esse tipo de obrigação é preenchida com o prazo apertado, a chance de ter erros é bem maior.

Fique atento ao prazo e também para informar corretamente todos os dados que são solicitados.

Alguns objetivos do eSocial

  • Unificar informações sobre os trabalhadores e simplificar processos;
  • Passará a subsidiar a geração de guias de recolhimentos do FGTS e demais tributos, o que pode diminuir erros nos cálculos;
  • Registro imediato de novas informações, como a contratação de um empregado;
  • Integração de processos;
  • Disponibilização imediata dos dados aos órgãos envolvidos;
  • Maior fiscalização em relação às informações;

Tem alguma dúvida sobre o e-Social?

Se você tem alguma dúvida sobre como sua empresa deve cadastrar as informações dos colaboradores no eSocial, envie-nos sua pergunta que ajudaremos você nesse processo. Entre em contato com a TDF.

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo:

NOME COMPLETO: DENIS BAUER
REGISTRO: RS - 071749/O-9

EMPRESA: TDF ASSESSORIA CONTABIL SS LTDA
REGISTRO: RS - 004367/O-0