KPIs: Entenda porque são essenciais para a Gestão Empresarial

Em um mercado cada vez mais competitivo, para que uma empresa cresça, precisa monitorar seus resultados e identificar se suas ações estão de acordo com seus objetivos. Além de ser necessário se embasar em informações confiáveis e pertinentes para a gestão empresarial.

Mas como identificar se a companhia está indo na direção desejada?

Para isso ocorrer, é preciso utilizar KPIs que façam sentido para o negócio e que contribuam para a tomada de decisão. O KPI é um indicador criado para medir o desempenho de determinadas ações e áreas do negócio.

A sigla KPI se refere ao nome em inglês, Key Performance Indicators. Os Indicadores Chave de Desempenho precisam ter um objetivo definido e se utilizam das métricas do negócio, resultando em informações úteis para a melhor gestão empresarial.   

Eles servem para explicar estatisticamente a performance de uma ação e/ou estratégia, e na maioria das vezes estão associados a uma meta de conversão. Seu principal objetivo é facilitar a avaliação sobre o desempenho da empresa e de sua competitividade no mercado.

Com KPIs relevantes é possível verificar em quais itens a empresa está melhorando ou piorando, bem como comparar com os resultados de anos anteriores e com os resultados de outras organizações (benchmarking).

A medição e a análise de desempenho para obter resultados consistentes a partir de KPIs são essenciais para todas as empresas, independentemente do setor de atuação ou porte.

Além disso, os KPIs também podem ser divididos, basicamente, em 3 níveis:

KPIs Estratégicos

São acompanhados diretamente pela direção da empresa. Como o próprio nome se refere, seu caráter é estratégico para a gestão empresarial. O principal objetivo é demonstrar de forma rápida se os Objetivos Estratégicos estão sendo alcançados. De forma geral, indicam e fornecem um comparativo de como está o cenário atual da empresa com relação ao que deveria ser.

KPIs Táticos

São acompanhados pelas gerências de cada departamento e considerados de segundo nível. KPIs Táticos são úteis, por exemplo, para avaliar gargalos pontuais que afetam os resultados dos Indicadores Estratégicos.

KPIs Operacionais

Permitem que o desempenho pontual relacionado a outros indicadores possam ser avaliados. São considerados KPIs de terceiro nível e um exemplo possível para varejos é a Quantidade de Venda por Vendedor.

Principais características 

  • Refletir objetivos da empresa como um todo;
  • Serem utilizados pela direção para administrar e tomar decisões;
  • Ter caráter estratégico;
  • Alto grau de aderência ao negócio da empresa;
  • Relevância em todos os níveis da empresa.
  • Serem baseados em dados confiáveis e mensuráveis;
  • Deve ser fácil de entender;
  • Servir como insumo para uma ação ou um plano de ações.

Objetivos dos KPIs

Para que esses indicadores de desempenho tenham uma contribuição significativa no controle da empresa, primeiro é necessário entender (ou estabelecer) o Planejamento Estratégico da empresa. Além de ter objetivos claros na hora da definição das metas que devem ser alcançadas.

A partir daí, a elaboração e a gestão dos indicadores de desempenho podem ser direcionadas para o monitoramento da evolução dos resultados da empresa e servir como referência para o processo de tomada de decisão e a criação de estratégias de melhoria.

Sua empresa utiliza KPIs para contribuir na tomada de decisões estratégica? Compartilhe nos comentários.

Se tiver alguma dúvida sobre a importância dos KPIs na Gestão Empresarial, pode entrar em contato com a TDF.

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo:

NOME COMPLETO: DENIS BAUER
REGISTRO: RS - 071749/O-9

EMPRESA: TDF ASSESSORIA CONTABIL SS LTDA
REGISTRO: RS - 004367/O-0