Gestão e Importação Automática do CT-e no ERP Protheus

A ferramenta de Gestão e Importação Automática do CT-e no ERP Protheus foi desenvolvida pela Sansix, parceira da TDF. Esta ferramenta realiza a automatização do processo de consulta e escrituração do documento de transporte.

O CT-e é a sigla para Conhecimento de Transporte eletrônico. É um documento muito utilizado nas empresas que dependem do serviço de frete para receberem seus produtos ou matérias-prima. Além do seu uso pelas próprias transportadoras.

O CT-e facilitou a vida dos empresários e profissionais contábeis, dispensando o uso de tanto papel e deixando as informações necessárias para o Fisco mais fáceis de serem geridas. Contudo, principalmente em empresas com grande volumes de CT-e, há uma dificuldade em realizar esse processo manual. 

Sem haver uma automatização no processo para dar entrada do documento na empresa, há maior predisposição da ocorrência de erros, além do tempo gasto também ser grande.

Neste artigo vamos apresentar a solução realizada pela Sansix. A empresa de TI parceira da TDF desenvolveu uma ferramenta para a gestão e importação automática do CT-e no ERP Protheus. Entre as vantagens dessa ferramenta, destacamos a agilização do processo, redução de custos e de falhas e maior facilidade para parametrizações.

O que é CT-e?

O CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico) é um documento de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma prestação de serviços de transportes.

A validade jurídica do CT-e é garantida pela assinatura digital do emitente. O CT-e foi instituído pelo AJUSTE SINIEF 09/07, de 25/10/2007. Para saber mais sobre CT-e, confira o site da Fazenda.

O principal objetivo do CT-e é documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário).

>>Leitura recomendada: Logística: saiba porque ela é fundamental em todas empresas e como ERPs podem otimizá-la

CT-e no ERP Protheus

No ERP Protheus, o programa responsável pela importação do CT-e é o GFEA118, que tem o nome de “Importar CT-e” e fica no caminho “Atualizações >> Integrações >> Ct-e”.  

Processo manual de frete

cte no erp protheus processo manual

O processo manual de frete, com a captação dos XMLs, realização dos pedidos de compra e documento de entrada resulta em grande tempo de mão-de-obra investidos. Além disso, as empresas ficam sujeitas ao maiores riscos de erros, resultando em retrabalho, e também de maiores dificuldades na parametrizações.

Ferramenta de Gestão e Importação Automática do CT-e no ERP Protheus

gestao e importação automática de cte no protheus

Funcionalidades da ferramenta de Gestão e Importação Automática de CT-e para ERP Protheus

  • Importação dos XML’s de forma automática
  • Validação das informações do Xml
  • Monitor de xml importados e já gerados como pedido
  • Geração dos pedidos baseado no XML de forma automática
  • Possibilidade de gerar pedido baseado em fatura emitido
  • Regra padrão de liberação de pedidos por Fornecedor
  • Geração Automática do documento de entrada e escrituração fiscal
  • Definição de regras de negócio por empresa
  • Definição de produto a ser vinculado no frete
  • (TES) Tipo de entrada e saída padrão
  • Centro de custo de cada frete
  • Possibilidade de fretes serem lançados de forma automática com complemento de estoque baseado em NF de Origem (Documento de entrada)

Vantagens da Importação automática do CT-e

Entre as principais vantagens da automatização do processo, destacamos:

  • Facilidade na parametrização;
  • Agilidade no processo;
  • Redução de falha;
  • Redução de custo.

Quem desenvolveu a ferramenta?

A ferramenta de Gestão e Importação Automática do CT-e no ERP Protheus foi desenvolvida pela Sansix, parceira da TDF. A Sansix, composta por um time de especialistas em TI, usa a tecnologia para reduzir a complexidade das empresas e para tornar os processos mais simples, confiáveis, rápidos e com menor custo.

Entre seu foco de atuação, estão os projetos de Implementação, Integração, Suporte e Atualização de sistemas ERP.

>>Leitura recomendada: TDF e Sansix: união que traz uma solução completa em ERP Protheus

Sansix e TDF Gestão Contábil são empresas parceiras que têm o objetivo de otimizar o uso do ERP Protheus nas organizações, por meio de tecnologias, inovações e o know how necessário para dar o suporte às empresas.

A principal vantagem da parceria entre TDF e Sansix é oferecer aos clientes uma solução completa no ambiente ERP Protheus. Une a gestão contábil, fiscal e de RH com suporte de TI. Ou seja, as empresas clientes têm essas soluções integradas ao seu ERP de forma rápida e fácil, conferindo maior agilidade e melhor performance para a gestão empresarial.

Quer esta solução na sua empresa?

As empresas clientes da TDF já conhecem a facilidade e agilidade que esse processo automático garante. Se você quer saber como podemos implementá-lo em sua empresa, clique aqui e nos envie uma mensagem.

 

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo:

NOME COMPLETO: DENIS BAUER
REGISTRO: RS - 071749/O-9

EMPRESA: TDF ASSESSORIA CONTABIL SS LTDA
REGISTRO: RS - 004367/O-0