[Case] Projeto do Grupo Elfa | TDF: Empresa do ramo de saúde reduz custos com importação automática de CT-e no ERP Protheus

Projeto do Grupo Elfa realizado pela TDF iniciou há 4 meses e trouxe resultados econômicos tangíveis para a empresa.

A primeira fase do projeto foi a importação automática dos Conhecimentos de Transporte (CT-e), seguindo criteriosamente as regras fiscais dentro do ERP TOTVS Protheus da companhia. A automatização desse processo possibilitou para o Grupo Elfa significativa economia, além de redução de tempo de trabalho e de volume de informações.

Atuando há quase três décadas com distribuição de medicamentos e soluções para saúde, a Elfa é uma das empresas mais conceituadas em seu segmento. Um dos principais diferenciais do grupo é a realização de entregas em todo território nacional. Dessa forma, sua área de logística tem muita demanda, com grande volume de informações sobre transporte.

O principal desafio da empresa, que o projeto implantado pela TDF veio a suprir, era aumentar a eficiência e agilidade na atualização das informações sobre os fretes, com as corretas parametrizações.

 

“A Elfa vem crescendo significativamente desde 2014 e aliar praticidade e eficiência estava dentre os diversos desafios da empresa nesse cenário. Nesse contexto, a TDF foi fundamental no desenvolvimento de soluções para melhorar os controles e registros da empresa, por meio de ferramenta que integrava o ERP da Elfa, gerando oportunidade de economia substancial no orçamento”.

Francisco Leite, Controller do Grupo Elfa

 

O CEO da TDF, Tiago Jacobsen também está satisfeito com os resultados alcançados com o projeto de importação automática de CT-e. Além disso, ele ressalta a importância da consolidação desse projeto do Grupo Elfa, que se divide em diferentes fases.

 

“Nós trouxemos resultado econômico tangível para a empresa com a entrega dessa primeira fase do projeto e possibilitou que consolidássemos essa parceria com o grupo, que é de um tamanho bastante expressivo para nossa empresa. É mais um cliente da área de saúde, consolidando também nosso público que vem aumentando na parte de laboratórios e de produtos da área médica. Dessa forma, a Elfa traz mais um diferencial para nosso grupo de clientes, fazendo com que nossa expertise neste ramo aumente cada vez mais.”

Tiago Jacobsen, CEO da TDF

Entenda o projeto no Grupo Elfa

O Grupo Elfa é cliente da TDF há cerca de 4 meses e em janeiro de 2018 o projeto de importação automática de CT-e começou a ser posto em prática. A ferramenta de Gestão e Importação Automática do CT-e no ERP Protheus foi desenvolvida em conjunto com a Sansix, empresa de TI parceira da TDF.

Esta ferramenta realiza a automatização do processo de consulta e escrituração do documento de transporte. Entre as vantagens da importação automática dos arquivos XMLs do CT-e para o ERP, estão a agilização do processo, redução de custos e de falhas e maior facilidade para parametrizações.

Em pouco tempo de projeto no Grupo Elfa  os resultados já puderam ser observados pela empresa. Economia de custos e de tempo gasto, com redução do trabalho braçal a partir da inteligência de automatização, foram os principais ganhos para a companhia.

Saiba mais sobre CT-e

O Conhecimento de Transporte eletrônico facilitou a vida dos empresários e profissionais contábeis, dispensando o uso de tanto papel e deixando as informações necessárias para o Fisco mais fáceis de serem geridas.

Contudo, principalmente em empresas com grande volumes de CT-e como é o caso do Grupo Elfa, o processo manual traz dificuldades para a gestão logística da empresa. Ele resulta em grande tempo de mão-de-obra investidos. Além disso, as empresas ficam sujeitas a maiores riscos de erros, resultando em retrabalho, e também de maiores dificuldades nas parametrizações.

Essas dificuldades ressaltam a importância do projeto desenvolvido pela TDF. Que solucionou um desafio do Grupo Elfa trazendo resultados significativos para a empresa. Jacobsen destaca esse ganho:

Nós implantamos uma metodologia em um processo dentro do ERP que trouxe para o centro de custos logísticos do cliente uma economia substancial”.

Tiago Jacobsen, CEO TDF

Leitura recomendada: Gestão e Importação Automática do CT-e no ERP Protheus

Segunda fase do projeto do Grupo Elfa

Com os resultados já obtidos na primeira fase do projeto do Grupo Elfa, a TDF passa para a segunda fase, em que serão realizados relatórios de BI (Business Intelligence) para contribuir na agilidade de tomada de decisões.

O BI pode ser visto como uma espécie de bússola criada para nortear as ações tomadas por uma organização. Tudo com base em dados estruturados. Ou seja, todos eles exatos e objetivos, otimizando a gestão empresarial e gerando maior assertividade para as decisões.

O objetivo desta segunda fase do projeto, explica Jacobsen, é “trazer agilidade para os líderes da Elfa, com visualização dos dados de todos os centros de custos de transporte realizados pela Logística da empresa de forma automatizada”.

Conheça mais sobre o Grupo Elfa aqui.

 

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo: