Quer saber quais são as melhores práticas fiscais para sua empresa adotar? Confira as dicas que os especialistas da TDF prepararam especialmente para você!
A gestão fiscal deve estar entre as prioridades das empresas que querem colher bons frutos de uma relação saudável com a Receita Federal. Algo que ficará ainda mais em evidência com a futura criação do Programa de Pró-Conformidade do Fisco. Saiba mais sobre o Pró-Conformidade aqui.
Além disso, ao adotar as melhores práticas fiscais, sua empresa também irá evitar o risco de eventuais multas por inadimplência e terá muitos outros benefícios. Tais como uma melhor organização interna, redução de custos e otimização do tempo de trabalho da equipe.
Dicas das melhores práticas fiscais
A saúde financeira da sua empresa está relacionada com sua gestão fiscal. Por isso, fique atento para entender quais são as melhores práticas fiscais e as implemente em sua empresa. Confira!
#1 Equipe alinhada com a tecnologia
Em primeiro lugar, vale destacar que o time que você constrói em sua empresa é fundamental para o sucesso dela. Independente dos níveis que atuam os colaboradores, todos são importantes para a performance da organização.
Isso porque um time integrado aos valores e objetivos da empresa faz muita diferença. Dessa forma, a escolha inteligente de novos colaboradores, assim como incentivos para quem já faz parte da equipe, é uma boa prática para ter um empreendimento de sucesso.
Posto isso, para além de um time comprometido e eficiente, para colher melhores resultados ele também precisa estar alinhado com as suas expectativas e com as do mercado no qual a empresa está inserida.
Mas o que isso quer dizer? Por exemplo, se os seus concorrentes já estão usando recursos tecnológicos para otimizar o tempo e melhorar a eficácia do trabalho, isso significa que a sua empresa e sua equipe também já deveriam estar preparados para usar esses recursos.
#2 Adoção de softwares de gestão tributária
Cada vez mais o uso inteligente de recursos tecnológicos têm se tornado um fator competitivo para melhorar a performance das organizações. Sendo assim, uma equipe financeira alinhada com os recursos tecnológicos mais indicados, proporcionará as melhores práticas fiscais para sua empresa. E, dessa maneira, irá contribuir para atingir o Compliance Fiscal.
Leia também: Compliance Fiscal: o que é e qual importância
Nesse sentido, destaca-se o aumentos na adoção de softwares de gestão tributária nas empresas. Eles costumam ser muito mais eficazes do que planilhas em Excel, por exemplo, e facilitam o trabalho da equipe para atingir a conformidade da empresa com a legislação brasileira.
Mas é claro que a escolha por um software deve também depender das especificidades da sua empresa e deve-se levar em conta quais são os recursos, tanto monetário quanto de pessoal, disponíveis para que isso seja realizado.
#3 Análise de seus processos
Uma dica de ouro para se adotar as melhores práticas fiscais na sua empresa é a seguinte: realize a análise atenta e periódica de seus processos e dados. Isso com o objetivo de fazer uma verificação e identificação de erros para o cumprimento de todas obrigações acessórias. Assim como para identificar outros possíveis gargalos que podem estar afetando a performance ou produtividade de sua empresa.
#4 Automação dos processos
Invista na automação dos processos. Essa ação trará economia de tempo e recursos, além de eliminar processos manuais e possíveis falhas humanas que podem gerar risco para a empresa.
#5 Gerenciamento do calendário de obrigações
Essa dica para melhores práticas fiscais parece simples, mas é essencial. O gerenciamento efetivo do calendário de entregas das obrigações irá contribuir para um controle rigoroso sobre sua gestão fiscal. Facilitando e otimizando o trabalho da equipe, além de minimizar os riscos.
#6 Revisão atenta
Se tratando de melhores práticas fiscais, a revisão sempre deve constar no planejamento. Realize a revisão e saneamento dos cadastros de serviços, materiais, produtos e insumos da empresa. Validando todos os tributos e retenções tendo como base a legislação vigente.
#7 Gestão dos documentos fiscais eletrônicos
O SPED Fiscal veio para facilitar a vida dos empresários, gestores fiscais e demais profissionais que lidam diariamente com a escrita tributária. Contudo, como ainda estamos em uma fase de adaptação, a atenção deve ser redobrada para que nada fique de fora.
Por isso que, realizar uma eficiente gestão dos documentos fiscais eletrônicos (NF-e, NFS-e e CT-e), é tão importante. Também é fundamental arquivar de modo seguro todos os documentos relacionados à escrita fiscal, deixando-os sempre bem organizados e com fácil acesso.
Além disso, a empresa também pode adotar estratégias de Compliance Fiscal para sempre estar regularizada com a Receita.
Precisa de ajuda com a gestão fiscal da sua empresa? Entre em contato com a TDF Gestão Contábil e saiba mais sobre nosso trabalho.