Estabelecida no último mês, a parceria entre TDF e Sped Audit tem como foco aumentar a eficácia da prática fiscal das empresas clientes a partir da utilização de algoritmos na identificação e avaliação de créditos fiscais.
O CFO da TDF, Dênis Bauer, destaca que o contexto da parceria entre TDF e Sped Audit segue a tendência digital das obrigações fiscais e sociais para as quais as empresas brasileiras devem estar preparadas. “A relação de transparência e qualidade na informação entre o Fisco e as entidades empresariais ainda é um desafio a ser vencido.”
Se no passado as informações eram dispersas e de difícil compilação, com o SPED (Sistema Público Escrituração Digital) é estabelecido uma ponte entre as informações de diversas declarações para qualificar os dados fiscais.
Dessa forma, Bauer destaca que o desafio do SPED trouxe uma maior complexidade de atuação para os sistemas integrados (ERPs) no âmbito de qualificação de processos e de gestão das empresas. E a parceria entre a TDF e Sped Audit vem com soluções de encontro a essa situação.
“O SPED AUDIT contribui para a melhoria das informações fiscais, sendo um colaborador para a correta alocação de créditos fiscais, que não tenham sido identificados por uso indevido do ERP ou de seus processos.” Dênis Bauer, CFO da TDF.
Como funciona o Sped Audit
A inteligência do projeto Sped Audit está baseada na combinação de quatro pontos fundamentais:
- Regras Tributárias;
- Parametrização flexível a cada empresa;
- Banco de Dados da Legislação;
- Análise dos Dados em 5 camadas (matemática, estatística, fiscal, jurídica, engenharia de produto).
Com a compilação de todos os informes e relatórios transmitidos à Receita Federal nos últimos 5 anos, acrescidos das notas fiscais de entrada e de saída (um Big Data Fiscal), o algoritmo realiza uma revisão holística nas declarações da empresa, de forma não invasiva e sem qualquer interferência em procedimentos administrativos ou jurídicos.
Como ele confere 100% dos lançamentos dos últimos 5 anos, como resultado o Sped Audit aponta os créditos fiscais não apropriados em relatórios XLS ou PDF, que então são submetidos à aprovação da contabilidade da empresa.”
Destaca Claudio Freitas Golgo, Advogado Tributarista e Analista de Sistemas, que além de desenvolvedor do Sped Audit é também sócio da Advocacia Empresarial Freitas Golgo.
Vale ressaltar também que todo esse processo de análise realizado pelo Sped Audit é feito em um timeline de 15 dias, envolvendo as informações eletrônicas oficiais (SPEDs) já entregues para a Receita Federal. Além disso, o foco do projeto são indústrias com apuração pelo Lucro Real ou grandes cadeias varejistas.
Parceria entre TDF e Sped Audit atende demanda do mercado
“A perspectiva da parceria entre TDF e Sped Audit será de grande valia para atender uma procura dos clientes em obter melhor segurança e aproveitamento dos seus créditos fiscais, além disso, alavanca uma solução para necessidade de ambas as empresas para seus negócios, que são de interesse mútuo, aponta Bauer.
Golgo também afirma que entre as perspectivas para a parceria entre TDF e Sped Audit está em “incrementar os resultados do algoritmo com a contribuição técnica e a grande experiência na área, representada pela TDF”. E fica sobre a responsabilidade da TDF analisar todos os resultados finais antes do envio aos clientes.
Sendo que a TDF atua na gestão contábil do ERP Protheus, a parceria com Sped Audit vem como uma nobre contribuição para a atuação na matriz fiscal das empresas, atuando como um potencial agente na melhoria da tomada de créditos, e com sua atuação nas informações digitais, colaborando na operação e gestão tributária/fiscal das empresas”, salienta o CFO da TDF, Dênis Bauer.
Para saber mais sobre o Sped Audit, entre em contato pelo site ou pelo email: info@spedaudit.com.br.
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