ECF 2019 no ERP Protheus: atualizações, prazo e dicas

Sua empresa utiliza o sistema de gestão da TOTVS e você precisa entregar as obrigações acessórias pelo ERP? Então evite complicações e descubra tudo sobre a ECF 2019 no ERP Protheus.

As atualizações de leiaute da ECF 2019 no ERP Protheus já foram realizadas e disponibilizadas no sistema da TOTVS. E você precisa ficar atento para preencher as informações corretamente e não ter problemas com o Fisco.

Lembre-se também que a ECF é um complemento da ECD, que é entregue em junho. Então ambas obrigações devem estar em conformidade, pois a Receita realiza o cruzamento desses dados e eles não devem divergir um do outro.

Leia também: Obrigações acessórias pelo Protheus: porque sua empresa deve realizar as entregas pelo sistema da Totvs

O que é a ECF e sua importância

A Escrituração Contábil Fiscal é uma obrigação acessória para todas empresas jurídicas, com exceção das optantes pelo Simples Nacional ou que estejam inativas.  A ECF substitui a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica) desde 2015. 

O que atende à implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que prevê que as obrigações acessórias sejam feitas no meio digital, buscando qualificar a fiscalização e o cruzamento de dados pela Receita Federal.

Na ECF devem ser informadas todas as operações que influenciam a composição da base de cálculo e o valor devido do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Vale ressaltar que muitas das informações da ECF são recuperadas da ECD (Escrituração Contábil Digital).

Prazo da ECF 2019 

A Escrituração Contábil Fiscal deve ser entregue até o último dia útil do mês de julho. A ECF 2019 relativa ao ano-calendário 2018 ser enviada até o dia 31 de julho. Não entregar no prazo pode acarretar em multas e penalidades para a empresa. 

Baixe o Manual da ECF 2019 leiaute 5.0.

Atualizações da ECF 2019

A versão mais recente da ECF 2019 é a 5.1.2. Ela possui as seguintes alterações:

  • Correção do erro de java no preenchimento do registro L210; 
  • Correção de recuperação de contas da ECD no caso de uitlização do livro “B”; 
  • Correção da regra de recuperação da conta padrão da Parte B do ano anterior (não deve ser executada neste ano); e
  • Melhoria no desempenho das regras de validação.

Faça o download do validador da ECF 2019 no site da REceita Federal.

ECF 2019 no ERP Protheus

A TOTVS disponibilizou uma página específica onde informa os pacotes de ajustes com as alterações relacionadas à rotina Central de Escrituração (CTBS001) envolvida na Escrituração Contábil Fiscal.

Para o release 12.1.17 antes de aplicar os ajustes referentes à entrega da ECF 2019 no ERP Protheus, é necessário atualizar o ambiente com o último diferencial de dicionário. O Dicionário de Dados Diferencial do Protheus pode ser acessado a partir deste link. A atualização do pacote de LIB também está disponível na página da TOTVS

Baixe o leiaute 5.0 da ECF 2019 no ERP Protheus.

Dúvidas sobre a ECF 2019 no ERP Protheus?

Muitas empresas deixam para enviar as informações na última hora e várias dúvidas podem aparecer nesse momento. 

Previna-se e conte com um escritório contábil especialista no ERP Protheus que ajudará a sua empresa na entrega de todas obrigações acessórias e vários outros benefícios.

Fale com um consultor da TDF!

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo: