Como preparar a PME para o final do ano: 8 dicas essenciais

Chegamos ao último trimestre de 2019 e já é mais do que tempo de você pensar em como preparar a PME para o final do ano e se planejar para o início do próximo! Então acompanhe as dicas que preparamos especialmente para as pequenas e médias empresas.

A correria do dia a dia não pode atrapalhar você de aproveitar as oportunidades únicas do final do ano. Black Friday, datas comemorativas: esse é o momento do ano onde as pessoas costumam gastar mais e curtir melhor a vida ou então resolver o que estava pendente durante todo ano. 

Principalmente se a sua PME for de comércio ou prestação de serviços, fique atento às dicas e coloque-as em prática!

Planejamento

O primeiro passo para preparar a PME para o final de ano não podia deixar de ser o planejamento. Independentemente das metas que você tenha traçado para a sua pequena ou média empresa, planejar cada etapa para atingi-las será fundamental.

Há várias metodologias que podem ajudar você a definir um planejamento eficiente e tangível com sua realidade. Seja para colocar em pratica seu projeto ou alcançar os objetivos de final de ano na sua PME. 

Mas desde usar técnicas mais rebuscadas de implementação de projetos a anotar tudo no papel ou em ferramentas gratuitas, como o Trello, é importante você ter em mente que essa é uma etapa essencial para o sucesso. Um bom planejamento ajudará você a colocar em prática todos os objetivos para seu negócio.

Definir todos os gastos

Se as vendas aumentam no final do ano, também podemos dizer o mesmo sobre os gastos. Principalmente para aquelas PMEs que necessitam pagar 13º salário aos seus funcionários. Então é fundamental já se planejar para esses gastos extras e evitar surpresas. 

Além disso, por conta do verão, também a conta de luz pode subir e é preciso ficar alerta para as horas-extras ou para a necessidade de contratação temporária.

É claro que, se estes gastos com mão-de-obra surgem, significa que a sua empresa também está faturando mais. Mas é necessário ficar alerta para não investir além do necessária e conseguir levar as contas da sua empresa com equilíbrio. 

Aproveitar as vendas de final de ano

Conforme dissemos, final de ano geralmente significa aumento nas vendas. Mas para isso é necessário aproveitar as oportunidades e se planejar com antecedência. Isso porque é importante estudar seu mercado e os interesses do seu público, para que você invista certo e tenha o crescimento nas vendas desejados. 

Foque em resultados, converse com seu time comercial e fique atento ao retorno dos seus clientes. Atendimento diferenciado também costuma ser um item que as pessoas procuram. 

Antecipar a procura por produtos 

Conhecer bem o perfil dos seus clientes poderá fazer maravilhas para suas vendas! Então, se você entende seu público e antecipa a procura dele por determinados produtos e serviços, isso o deixará bem a frente da sua concorrência. 

Também pense que cada vez mais as pessoas procuram por experiências de consumo diferenciadas, a ainda em clima de final de ano! Ative a criatividade do seu time e faça com que seus clientes se encantem com sua PME.

Oferecer pacotes de serviços mais procurados

Oferecer pacotes de serviços também é uma opção para os empresários que querem descobrir como preparar a PME para o final do ano. Aumentar o ticket médio dos seus clientes é uma dica de ouro para qualquer momento. E ainda mais no fim de ano quando as pessoas estão mais propensas a gastar seu dinheiro com serviços ou produtos. 

Para isso, é necessário ficar atento aos desejos do seu público e entender quais são os seus serviços ou produtos que se relacionam entre si e farão sentido para cada cliente.

Organizar a logística

Para PMEs que dependem do transporte, seja para entregar mercadorias ou recebê-las, a logística é fundamental. Geralmente as estradas costumam ter mais congestionamentos em época de férias. Além disso, as pessoas estão cada vez mais ansiosas com a chegada de seus produtos. 

Com tantas facilidades oferecidas pelas grandes empresas, a sua PME não pode ficar de fora, e é preciso dar atenção especial à logística. Uma entrega rápida, por exemplo, pode ser o diferencial que o seu cliente procura!

Definir metas com a equipe

Para preparar a PME para o final do ano, um dos itens fundamentais é estipular metas com seu time. Alinhar expectativas suas e da equipe, assim como incentivar o esforço deles com recompensas pode fazer muito pelas vendas da sua empresa. 

Converse com antecedência; defina metas; estipule recompensas para motivar seu time! Essas ações costumam ter resultados muito positivos para o negócio.

Alinhar datas de final de ano da PME

Outro ponto para ficar atento se você não quiser passar por nenhum aperto durante o final do ano, é alinhar as datas para sua empresa. Por exemplo, há aquelas que entram em recesso, mas sempre necessitam adiantar demandas para nada entrar em atraso. 

Outras empresas preferem separar seus times em dois para que cada grupo consiga aproveitar melhor um dos feriados. É claro que também há os casos de empresas que não podem parar de trabalhar, que inclusive aproveitam a época para faturar mais. 

Mas independente de qual tipo você se identifica, é importante analisar com antecedência as datas. E, claro, se planejar e comunicar sua equipe. 

Além disso, também é importante estar de olhos abertos para as datas das outras empresas que você, eventualmente, dependa ou seja terceirizado. Por exemplo, se necessita de um serviço de frete, consulte a programação da empresa de transporte. 

Também sobre as datas do final do ano, é fundamental estar em consonância com o mercado no qual você está inserido.

Por exemplo, em novembro teremos Black Friday. Apesar de ser muito mais comum em e-commerces, cada vez mais o público aguarda por promoções em todo o comércio ou prestadores de serviço. 

Então não deixe a oportunidade passar! Aproveite todas essas datas para preparar a PME para o final de ano e vender muito mais.

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