Seja pela rotina sobrecarregada ou por falta de informações de qualidade, muitos empresários deixam a contabilidade de seu negócio em segundo plano. Sem prestar a devida atenção para este importante setor, há muitas riscos que a sua PME corre com uma contabilidade desorganizada. Elencamos os principais neste artigo; confira!
Primeiramente, é preciso entender que uma gestão contábil desorganizada reflete no resultado e na saúde do seu negócio, pois a contabilidade é mais abrangente do que apenas a escrituração contábil. Dessa forma, ela deve estar entre as prioridades da empresa.
Através das informações contábeis, por exemplo, é possível compreender se o seu negócio está saudável e estabelecer um planejamento estratégico para sua PME atingir os resultados e metas estabelecidos.
Tendo claro isso em mente, vamos conferir quais são os riscos que a sua PME corre com uma contabilidade desorganizada!
Os riscos que a sua PME corre com uma contabilidade desorganizada
1. Falta de segurança
Se a gestão contábil da sua pequena ou média empresa estiver desorganizada, um dos primeiros riscos que ela pode trazer para seu negócio é a falta de segurança.
Sem controle intenso sobre a documentação, notas fiscais e folhas de funcionários, você pode ter diversos problemas. Tais como: pagamento de multas por atrasos no envio de informações relevantes ao Fisco; pagamento duplicado de contas; atrasos em contas e pagamento de juros, entre outros.
2. Problemas com os clientes
Com uma contabilidade desorganizada, encontrar a documentação necessária para as rotinas da sua equipe pode se tornar um processo moroso e difícil. O que pode trazer, além de um desgaste para seus funcionários e baixa produtividade, problemas com seus clientes.
Por exemplo, na hora de confirmar informações, enviar notas fiscais ou até mesmo para que você consiga agilizar a entrega de mercadorias ou a realização de serviços, é necessário que a documentação seja fácil de ser encontrada e identificada para melhorar então a rotina de atendimento da sua empresa.
O que ficará muito difícil com uma contabilidade desorganizada, podendo trazer problemas para sua relação com os clientes.
3. Falta de transparência
Um dos riscos que a sua PME pode correr com uma contabilidade desorganizada é a falta de transparência na empresa. O que pode trazer complicações com órgãos de fiscalização do governo ou até mesmo na hora de prestar contar para sócios ou demais pessoas interessadas.
Essa falta de controle sobre a gestão contábil da PME só trará problemas para você. Por isso, fique atento e procure organizar sua gestão imediatamente.
4. Ausência de controle sobre gastos
Se você não tem controle sobre sua contabilidade, terá muito menos sobre seus gastos. E você, como empresário, deve saber como é fundamental ter um bom controle sobre todos os custos da sua PME.
Com a ausência de controle, será ainda mais desafiador você definir metas de vendas e até mesmo precificar corretamente os produtos ou serviços de sua empresa. Podendo trazer grandes prejuízos para seu bolso!
E aí, qual a sua opinião após conhecer um pouco mais sobre os riscos para sua PME com uma contabilidade desorganizada?
Se você chegou à conclusão que a sua empresa necessita de soluções contábeis mais profissionais e adequadas a sua realidade, então conheça a TDF Gestão Contábil.
A contabilidade da sua PME pode ir além
Sem um planejamento definido ou uma boa estratégia, muitos empresários acreditam que a contabilidade se refira a apenas impostos sendo pagos em dia e documentos preenchidos.
Para muito além disso, a contabilidade pode ser usada para melhorar os resultados da empresa e para a tomada de decisões inteligentes em seu mercado.
Esse pelo menos é um dos principais objetivos da contabilidade consultiva, como a realizada pela TDF para pequenas ou médias empresas que buscam um melhor posicionamento e soluções contábeis eficazes.