Por que você precisa fazer a validação fiscal no ERP Protheus?

A validação fiscal é um conjunto de técnicas que permite ao usuário ter conferências fiscais qualificadas e aptas a não gerar riscos para a empresa junto ao fisco. Ela é pautada na legislação e deve ser realizada com sistemas e automatizações de processos fiscais.

Dessa forma, a validação fiscal através do ERP Protheus, além de garantir que o pagamento de tributos não esteja abaixo, ou acima, do determinado por lei, também possibilita condições técnicas adequadas para que a conferência fiscal seja feita sem erros pela empresa.

A contabilidade é um dos setores mais delicados e com maior número de regras, leis e determinações. E se ela for realizada de maneira equivocada, pode trazer prejuízos legais, financeiros e, claro, para a reputação da sua empresa.

Afinal, a cobrança indevida de tributos, não recolhimento, ou erros na nota fiscal são passíveis de multas e sanções judiciais. Além, é claro, de afetar a confiança do seu consumidor.

Por isso, entenda melhor qual a importância da validação fiscal e porque realizá-la no ERP Protheus será benéfico para a sua empresa.

Por que realizar a validação fiscal

De forma resumida, a validação fiscal garante que a nota fiscal eletrônica tenha especificado um produto/serviço com a alíquota e base de cálculos corretas. É através dela que a Secretaria da Fazenda consegue monitorar e validar o comércio de mercadorias. 

Como você deve ter notado, a validação fiscal garante que a empresa aplique corretamente todas as normas fiscais determinadas na legislação. Desta forma seus consumidores podem ter acesso a serviços e produtos que passam por processos mais transparentes. Entre os benefícios, destacamos: 

  • Garantia de que as NF’S estejam em vigor com a legislação vigente

As atividades mercantis no Brasil precisam seguir inúmeras determinações obrigatórias por lei. A validação fiscal no ERP Protheus garante, portanto, que você não esteja, mesmo que de forma inconsciente, em desacordo com as taxas, impostos e recolhimentos. Afinal, caso o recolhimento esteja incorreto você ficará sujeito a multas, cobranças e, inclusive, sanções.

  • Segurança na precificação de determinado produto/serviço

Além da possibilidade do impacto financeiro de uma multa, você também pode estar precificando seus produtos de forma incorreta. Como já sabemos, os impostos incidentes sobre produtos e serviços variam conforme a natureza destes. O que, naturalmente, deve ser considerado na precificação.

Isso quer dizer que a validação fiscal é fundamental para a tomada de decisão em relação a precificação, margem de lucro e valor agregado do produto.

validação fiscal no erp protheus

Validação fiscal no ERP Protheus

Como a validação fiscal pode ser realizada pelo ERP Protheus, todo o processo passa a ser automatizado. O que aumenta a transparência e regula de maneira mais eficiente as transações.

Além da facilidade e praticidade de realizar a validação de forma automática, você consegue acompanhar as atualizações e minimizar falhas e atrasos na implantação de novas normas.

Apesar dessa facilidade e maior eficácia que o ERP oferece, por falta de conhecimento da ferramenta, muitas empresas desconhecem como realizar a validação fiscal no sistema.

Realizando, dessa forma, essa conferência fora do ERP, o que pode aumentar o risco de inconsistências e erros nas notas fiscais. Além de trazer maiores dificuldades na implantação de regras para alcançar o compliance fiscal desejado pela empresa. 

A validação fiscal no ERP Protheus precisa ser preenchida corretamente segundo:

  • Cadastro de produto;
  • Cadastro de natureza;
  • Cadastro de TES.

Podemos afirmar que a grande dificuldade em seguir as etapas da validação fiscal, portanto, se deve a falta de conhecimento do usuário. Ou, a não inserção correta de dados e informações solicitados. 

Como realizar a validação fiscal no ERP Protheus

Nossa dica é que você tenha profissionais capacitados e com amplo conhecimento no ERP Protheus. Dessa forma evitamos o retrabalho e falhas na validação fiscal.

E, claro, o conhecimento em relação à legislação contábil é indispensável para esse processo. Portanto, para que a validação seja alcançada dentro do ERP, é fundamental a conscientização dos usuários.

Além disso, sua empresa também pode contar com o apoio de um escritório contábil especializado no ERP Protheus, como é o caso da TDF Gestão Contábil.

Quer saber como ajudamos empresas do país todo no processo de validação fiscal no ERP Protheus? 

A TDF possui uma metodologia própria com condições técnicas para que as empresas realizem uma validação fiscal adequada dentro do ERP Protheus. 

A partir de um check list fiscal feito pela TDF, as empresas clientes conquistam como resultado o controle sobre sua apuração fiscal, com processos estruturados no sistema e definições que devem ser seguidas pelos usuários.

Soluções fiscais da TDF

As soluções fiscais integradas oferecidas pela TDF garantem segurança tributária para a empresa, além de adequadas ao modelo de negócio e práticas de seu mercado.

  • Apuração de Impostos no ERP Protheus;
  • Apuração dos créditos tributários e manutenção na matriz no ERP Protheus;
  • Elaboração das Obrigações Acessórias Federais, Estaduais e Municipais no ERP Protheus (TAF) – Brasil;
  • Cadastro tipo de entrada e saída (TES);
  • Compliance Fiscal no ERP Protheus;
  • Help desk para usuários no ERP Protheus no módulo SIGAFIS (SLA);
  • Atendimento legislação Federal, Estadual e Municipal.

Entre em contato para saber como podemos ajudar você na gestão fiscal da sua empresa.

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo: