Os impactos na empresa que tem o backoffice fora do ERP Protheus

Um backoffice fora do ERP Protheus pode gerar uma série de riscos financeiros, contábeis e tributários para a sua empresa. Com o backoffice realizado pela TDF nas áreas Contábil, Fiscal e Departamento Pessoal, a empresa tem a integração de seus principais ambientes, garantindo controle e uso pleno do ERP Protheus para melhores resultados. 

Mas você sabe qual a importância do backoffice? O backoffice é o suporte para que os processos dentro de uma empresa caminhem e sejam disponibilizados pelo frontoffice. Resumidamente, é toda parte de gestão, operação interna e organização da empresa que não têm o contato direto com o cliente.

E, claro, é mais fácil realizar os bastidores da empresa, ou seja o backoffice, com ferramentas de gestão empresarial eficientes como o ERP Protheus.

Principais perdas e riscos para empresas com backoffice fora do ERP Protheus

Realizar todo controle e rotinas do seu backoffice pelo ERP Protheus traz mais profissionalização para elementos fundamentais na entrega final dos produtos e serviços. Afinal, deixamos de desempenhar algumas funções de forma manual para torná-las digitais e integradas em um sistema de gestão empresarial.

Veja quais são os riscos que a sua empresa pode sofrer com o backoffice fora do ERP Protheus e os principais motivos para você ficar atento a esta implantação.

Perda Financeira

Um backoffice fora do ERP Protheus pode corroborar com a falta de controle de entradas e saídas. Isso, em um volume de transações alto, pode gerar prejuízos incalculáveis para a empresa.

Além dessa gestão financeira, o backoffice inserido no ERP Protheus possibilita operações bancárias que agilizam a comunicação com os bancos. E, claro, oferecem aos gestores maior controle sobre contas através da unificação de dados e informações em um único local.

Risco tributário

O sistema tributário brasileiro é complexo, repleto de normas e regulamentações que se alteram com alguma frequência, certo? 

Bom, acompanhar isso e compreender todas as informações com um backoffice fora do ERP Protheus e ferramentas adequadas é praticamente impossível. 

O sistema de ERP Protheus facilita – e muito – a compreensão e aplicação das exigências do Fisco. Com ele você terá acesso a ferramentas que:

  • Fazem a apuração de tributos (ISS, ICMS, ST, IPI, PIS, COFINS, CSLL);
  • Geram demonstrações, obrigações eletrônicas e obrigações acessórias;
  • Realizam a composição de livros fiscais;
  • ECF, ECD, SPED Fiscal, SPED contábil e contribuições, eSocial e REINF;
  • Além de funcionar como mensageira de documentos fiscais eletrônicos (NF-e, CT-e, NFS-e, CL-e, MDF-e, NFC-e, MD-e).

Fonte: TOTVS

Redução no crescimento da companhia 

Para que a sua empresa cresça e torne-se referência no mercado é fundamental a automatização de processos do backoffice no ERP. Afinal, estamos falando de padronização de etapas importantes no suporte das atividades da empresa.

Quanto maior o volume de atividades, mais complexo deve ser o backoffice e as ferramentas de automação. Um backoffice fora do ERP Protheus e de ferramentas tecnológicas, portanto, limita o poder de crescimento de uma empresa. 

Ausência de controle e integrações dentro da empresa

Podemos afirmar que um dos maiores equívocos no backoffice fora do ERP Protheus é a falta de integração entre os setores da empresa. E, não apenas aqueles que fazem parte da “retaguarda”, mas também em relação ao front office. 

Em um cenário de omnichannel, as palavras de ordem são integração, comunicação em tempo real e atualização de dados. É isso, portanto, que torna uma empresa mais alinhada e eficiente. 

Além, é claro, de fornecer dados e número confiáveis sobre o desempenho e andamento das atividades do backoffice.

Com o backoffice fora do ERP Protheus a sua empresa sofre com a falta de controle sobre os processos internos. O que, naturalmente, gera descontinuidade dos processos, ausência de controles por parte da gestão, riscos trabalhistas e fiscais. 

Qual é a alternativa para empresas que se identificam com essa situação?

Se a sua empresa já sofre com os impactos de um backoffice fora do ERP Protheus precisa encontrar uma alternativa urgente. Nossa sugestão é contar com um escritório contábil especialista no seu ERP Protheus, tendo como objetivo o melhor funcionamento do backoffice.

Mas qual a melhor solução?

A solução de BackOffice oferecida pela TDF 

Terceirizar a área contábil, fiscal e do departamento pessoal com a TDF permite que você foque na atividade final da sua empresa e transfira a responsabilidade para um escritório contábil competente. 

Desta forma você pode contar com uma mesa técnica multidisciplinar, com conhecimento pleno em legislação e sistema a nível de usuário. Veja abaixo os benefícios específicos para cada setor:

  • Na área contábil: A criação de um cronograma e calendarização, com prazo de reporting definido pela gestão;
  •  No departamento de pessoal: Uma gestão de folha de pagamento, com garantias de legislação e entrega de obrigações acessórias;
  • No setor fiscal: garantias de débitos e créditos tributários bem amarrados perante ao ERP e obrigações acessórias perante ao FISCO. 

Quer saber mais sobre o uso otimizado do ERP Protheus na sua empresa? Então, assine a Newsletter da TDF, fique por dentro das novidades e dicas preparadas por quem entende do assunto!

Entre em contato para saber como podemos ajudar no backoffice da sua empresa.

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo:

NOME COMPLETO: DENIS BAUER
REGISTRO: RS - 071749/O-9

EMPRESA: TDF ASSESSORIA CONTABIL SS LTDA
REGISTRO: RS - 004367/O-0