Qual o momento ideal para trocar a contabilidade da sua PME?

Saber qual o momento ideal para trocar a contabilidade da sua PME nem sempre é simples. Na verdade, no comércio B2B, qualquer troca de fornecedor ou de prestador de serviços precisa ser efetuada tomando alguns cuidados indispensáveis.

Mas, a primeira dica é: Não permaneça em uma situação prejudicial para sua empresa baseado em comodismo.

Sabemos que esse tipo de alteração tem inúmeros dilemas e consequências, mas, quanto mais tempo você ficar com um prestador de serviço que não atende a sua demanda e suas necessidades, a mais impactos negativos sua PME estará sujeita.

E isso é ainda mais alarmante no setor de contabilidade. Afinal, é uma área nas pequenas e médias empresas que pode trazer prejuízos relacionados a multas, sanções e desacordos com o Fisco.

Vamos analisar quais pontos você precisa considerar no momento de trocar sua contabilidade e como fazer a melhor escolha?

Como identificar o momento ideal para sua PME trocar de contabilidade

Antes de decidir qual o momento ideal para trocar a contabilidade da sua PME, você deve analisar: quais os efeitos negativos que a contabilidade atual pode estar causando para a sua empresa?

Quais os problemas que a PME pode estar tendo com sua contabilidade?

Se você tem um escritório contábil ineficiente, a sua PME pode correr alguns riscos tributários e fiscais extremamente nocivos, como, por exemplo:

  • Estar em desacordo com o Fisco;
  • Contabilidade desorganizada;
  • Categorizar a sua empresa e produtos de forma incorreta;
  • Lidar com atrasos na entrega de documentos, informações, recibos, etc;
  • Atendimento deficitário que prejudica o andamento das tarefas contábeis;
  • Prejuízos financeiros devido ao não aproveitamento de condições e taxas especiais para a sua PME;
  • Dificuldade de se tornar uma empresa consolidada no mercado devido à falta de transparência e confiança.

Leia mais: 7 benefícios de uma contabilidade bem planejada e executada.

Se você tem enfrentado algumas das situações acima, então, precisamos falar urgentemente sobre o momento ideal para trocar a contabilidade da sua PME.

Fim de ano ou começo do próximo: qual a melhor época para trocar?

De forma muito direta, agora é o melhor momento para trocar a contabilidade da sua PME. Não apenas para minimizar falhas e desacordos, mas também porque o ciclo fiscal encerra-se agora no final do ano, em 12/2019. 

Sendo assim, você pode começar o novo ciclo fiscal sanando problemas do antigo ciclo. O que garante uma melhora contínua na transparência da sua empresa, compliance fiscal e gerenciamento contábil.

Quais características procurar em sua nova contabilidade? 

Um ponto importante na escolha do momento ideal para trocar a contabilidade da sua PME é verificar se a nova empresa preenche requisitos básicos, como, por exemplo:

  • Solidez no mercado: Quando decidimos por terceirizar a contabilidade da PME é fundamental verificar se o novo escritório contábil é sólido, com bons resultados e clientes satisfeitos. Afinal, você está transferindo uma parte sensível da sua empresa, que pode comprometer sua reputação e saúde financeira.
  • Atendimento: Ao trocar de contabilidade, é ideal contratar uma empresa com boas notas de atendimento ao cliente. Haverá um contato muito próximo entre a sua PME e o escritório contábil, que deverá ser ágil, eficiente e atencioso. Evitando, assim, atrasos, equívocos e falta de informações.
  • Integração: A integração contábil com os demais departamentos da empresa e ferramentas utilizadas é fundamental para garantir coerência na sua gestão e melhores resultados.

Por que escolher a TDF? 

Conte com nossa experiência de 18 anos atendendo clientes de todo o país proporcionando resultados e tranquilidade para os empresários brasileiros. Você terá à sua disposição uma equipe especializada para oferecer as melhores soluções contábeis para seu negócio. 

A contabilidade consultiva oferecida pela TDF gera os indicadores de desempenho que mais fazem sentido para sua PME e seu mercado. Além disso, também trazemos todas as informações para que você entenda a saúde financeira da sua empresa.

Dessa forma, a partir do auxílio da TDF, você poderá avaliar suas oportunidades e planejar melhor o próximo ano. Tudo embasado em dados confiáveis de seu próprio negócio.

Quer conhecer mais sobre a TDF? E descobrir como nós podemos te auxiliar no processo de troca de contabilidade da sua PME? Então, entre em contato com um de nossos especialistas e comece hoje a melhorar a sua gestão contábil!

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo:

NOME COMPLETO: DENIS BAUER
REGISTRO: RS - 071749/O-9

EMPRESA: TDF ASSESSORIA CONTABIL SS LTDA
REGISTRO: RS - 004367/O-0