Como otimizar o uso do ERP Protheus no varejo: 3 dicas essenciais

Controle de estoque, cadastro de produtos e precificação são alguns dos desafios do setor logístico de lojas e empresas, independente do seu nicho de atuação. Você sabia que é possível otimizar o uso do ERP Protheus no varejo com algumas dicas?

Hoje, é impossível se manter no mercado sem a digitalização e automação de processos. As empresas que ainda utilizam planilhas isoladas, sistemas manuais de registro e controle não encontram espaço para crescimento. E, tão pouco, conseguem garantir alguma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

Afinal, além da competição natural, entramos definitivamente no universo das compras online. O que exigiu dos processos comercias, ferramentas e estratégias mais complexas, que conseguissem acompanhar a demanda e exigências dos clientes. 

Temos certeza que você já usa o sistema de ERP, mas, como otimizar o uso do ERP Protheus no varejo de forma a garantir mais eficiência e menos falhas? Para responder essa questão, montamos uma lista com 3 dicas essenciais. 

Por que o ERP Protheus para o varejo?

Antes de entrarmos nas dicas de como otimizar o uso do ERP Protheus no varejo é preciso analisar porque ter esse sistema é indispensável para a sua empresa. O motivo principal é a centralização de controle dos principais processos do varejo. 

Sabemos que a rotina dinâmica do varejo precisa estar assessorada por um sistema robusto e de alta performance, como o ERP PROTHEUS, para impulsionar e potencializar o crescimento e a sustentabilidade ofertados por esta ferramenta. 

Como o uso do ERP Protheus pode otimizar suas funções e atividades no varejo?

  • Através da funcionalidade de controle de fraudes e perdas;
  • Gestão de clientes;
  • Gerenciamento de compras;
  • Gestão de estoque

Conheça as funcionalidades do ERP Protheus para o varejo:

  • Plataforma de e-commerce;
  • Business Process Management (BPM);
  • Business Intelligence e Analytics;
  • ECM (Enterprise Content Management).

Fonte: TOTVS

Parece um sistema complexo? Então, veja abaixo como otimizar o uso do ERP Protheus utilizando algumas dicas básicas. 

3 dicas essenciais de como otimizar o uso do ERP Protheus no varejo: 

1 – Manter dados e informações atualizadas

Mesmo com um alto nível de automação e digitalização, o ERP Protheus precisa receber dados e informações personalizados a respeito da rotina, das tarefas e resultados da sua empresa.

Isso quer dizer que a empresa precisa fornecer os dados para alimentar o funcionamento do sistema e otimizar o uso do ERP Protheus no varejo.

2 – Capacitar colaboradores para alimentar corretamente o ERP Protheus

Na dica acima de como otimizar o uso do ERP Protheus, falamos sobre atualização. Mas, para que isso ocorra da forma mais otimizada e eficiente possível, seus colaboradores precisam compreender profundamente a rotina e atividades da empresa.

Desta forma, o uso do ERP Protheus terá um melhor desempenho, com as informações corretas, dados e valores sempre corrigidos com a realidade da empresa. Portanto, capacitar os colaboradores é uma das dicas de ouro de como otimizar o uso do ERP Protheus no varejo

3 – Ter um escritório responsável pela gestão contábil especialista em ERP Protheus

Algumas funções específicas no gerenciamento e na administração do seu negócio podem ganhar mais eficiência quando terceirizados. Esse é o caso da gestão contábil, afinal, você pode transferir funções burocráticas com as quais seus gestores possuem menos afinidade para um escritório contábil especializado em ERP Protheus.

O que, naturalmente, minimiza as chances de falhas no preenchimento de dados, aplicação de normas e atualizações.

Por que utilizar a TDF GESTÃO CONTÁBIL para otimizar o uso do ERP Protheus no varejo?

O trabalho da TDF GESTÃO CONTÁBIL, através do melhor uso do ERP Protheus, traz garantias fiscais com a parametrização para definição de crédito e débito tributário. Possibilitando, dessa forma, segurança na apuração de impostos e entrega do SPED fiscal. 

Leia mais: Parceria entre TDF e Sped Audit tem como foco promover maior eficácia na prática fiscal de empresas clientes.

Para otimizar o uso do ERP Protheus nós colaboramos então com:

  • O controle de cadastro de produtos;
  • A estrutura de cadastro tributário a nível nacional;
  • Gestão de estoque com performance para crescimento com controle e eficiência;
  • Gestão de preços, controle de margem e KPI no processo de compra e análise de venda.

As mudanças diárias impostas pela legislação pede que as empresas de varejo tenham o ERP PROTHEUS como aliado.

Através de um processo definido de parametrização, a conduta da TDF garante compliance fiscal e o débito tributário correto para cada tipo de negócio. Principalmente no varejo, cuja rotina é mais dinâmica e exige um sistema extremamente alinhado.

Quer conhecer mais sobre como nós podemos te ajudar a otimizar o uso do ERP Protheus no varejo? Então, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo: