Home office: dicas para um trabalho remoto mais eficaz

Tendência principalmente em empresas com equipes mais enxutas ou ligadas à área de tecnologia e startups, o home office é agora a solução encontrada pela maior parte das empresas brasileiras em meio à crise provocada pelo novo coronavírus e pelas medidas de proteção à pandemia adotadas nos diferentes estados

Na TDF Gestão Contábil, o trabalho remoto também começou a fazer parte de nossa realidade, além de outras medidas preventivas seguidas pelo nosso escritório. Por isso, sabemos que, para empresas que nunca praticaram essa modalidade de trabalho, a adaptação pode ser desafiadora tanto para empregados como para os gestores e empresários.

Pensando nisso, vamos produzir em nosso blog conteúdos que abordam o home office, dicas de organização, boas práticas que podem ajudar sua equipe e outras dicas importantes sobre trabalho remoto.

Dicas para um home office mais eficaz

No artigo de hoje, a assistente comercial da TDF Gestão Contábil, Kaylane Martins, compartilhou dicas importantes que contribuem para manter a produtividade durante o home office e algumas boas práticas para você adotar. Confira!

Mantenha uma rotina 

“Sem dúvidas essa é a palavra-chave para um home office de sucesso”, destaca Kaylane. “Tentar manter ao máximo a rotina que você levava no escritório pode ser a diferença para um dia de trabalho mais produtivo”, complementa. 

Sabemos que no home office, uma das principais dificuldades é definir horários de início e fim do trabalho. Mas isso será fundamental para o sucesso e eficácia do seu trabalho. “Respeite os horários de início, intervalo e término de expediente. Isso faz com que a sua rotina fique apta a um bom trabalho”, opina.

Ambiente de trabalho 

Nós sabemos que o uso do notebook facilita com que você fique em lugares que são mais “confortáveis” como a cama ou sofá. mas tenha consciência de que essas posturas te deixam mais indisposto, sonolento e acarretam problemas futuros. 

“Ter um ambiente para focar no trabalho é indispensável. Fique em lugares onde tenha uma mesa, onde você possa colocar seu material de trabalho e se concentrar. Um ambiente calmo e sem muito barulho também faz com que você tenha mais foco”, destaca a assistente comercial.

Planejamento 

Planejar seu dia é a chave para um home office mais eficaz e com produtividade em alta. Por isso, Kaylane dá a dica de ouro: 

“Para ter uma rotina é essencial que você separe um tempo para planejar suas ações. Marque (em um papel ou ferramentas online específicas para isso) todas as suas obrigações que precisam ser feitas durante o seu trabalho e um horário para cada uma delas.” 

Dessa forma, você tem um planejamento sobre o seu dia ou semana de trabalho. Agora é hora de colocar a mão na massa e executar seu planejamento.

Boas práticas para seu home office

  • Defina prioridades: ter uma agenda ou escrever suas tarefas (já no dia anterior) pode ajudar você a definir suas prioridades e deixar seu dia mais organizado. Trabalhe de acordo com a lista e com uma atividade por vez.
  • Faça pausas: fazer pequenos intervalos durante seu dia de trabalho, seja para tomar um cafezinho, beber água ou fazer um alongamento, são importantes para você “refrescar” a mente e voltar mais concentrado às suas atividades. Mas fique atento: defina um tempo de pausa, como 5 ou 10 minutos, pois se você ficar muito tempo longe do trabalho, corre o risco de perder o foco de vez. A dica é encontrar intervalos equilibrados que façam sentido para você.
  • Alimente-se bem e tome água: por estar em casa, muitas pessoas podem esquecer bons hábitos, como se alimentar nos horários certos das refeições e ter lanches saudáveis, como frutas, durante o dia. Ficar hidratado também é importante e a dica é ter uma garrafa de água ao alcance da mão. São dois hábitos importantes para manter a sua saúde e, pessoas saudáveis, vivem e trabalham melhor.
  • Cuidado com as distrações: notificações das redes sociais ou whatsapp, televisão, conversas com familiares. Durante um home office é necessário ter cuidado redobrado com essas distrações que irão afetar a produtividade do seu trabalho. Por isso, é importante desligar notificações do celular e ter um ambiente calmo e propício para realizar suas atividades.
  • Aproveite seu tempo em casa (fora do horário de trabalho): algo importante sobre o home office, e que você pode aproveitar mesmo agora, é que ele tira de sua rotina todo o tempo que você gastava no deslocamento, diariamente, até a empresa. Ou seja, você pode ganhar, todo dia, de 1 a 3 horas na sua rotina, dependendo da distância e meio de transporte utilizado. Aproveite esse tempo “extra” para cuidar melhor da sua saúde, curtir com a sua família, fazer um curso online, ler um livro ou qualquer outra atividade que ajude a tornar seus dias mais leves e interessantes.

Gostou de nossas dicas para tornar seu trabalho remoto mais eficiente? Comente outras dicas que você considere importante! Aproveite também para compartilhar esse conteúdo com outras pessoas que realizam home office.

Fale com a tdf

Caso tenha o interesse em conhecer mais sobre nossos serviços ou sanar dúvidas que envolvam a nossa metodologia de aplicação, teremos enorme satisfação em te responder. Entre em contato agora mesmo: