Com as mudanças ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, uma das principais alterações implementadas, por grande parte das empresas, foi o regime de trabalho remoto. Mesmo sendo, para muitos, uma opção temporária, trouxe uma série de desafios para a rotina de milhares de pessoas. Já para as organizações, um dos maiores desafios é saber como realizar a gestão em home office.
E muitas dúvidas podem surgir. Como organizar as rotinas das equipes? Como medir a produtividade dos colaboradores? E os processos: como garantir segurança e eficácia? Para ajudar aos empresários e gestores que se encontram nessa situação, trouxemos neste artigo algumas dicas de como superar as principais dificuldades do trabalho remoto e quais são esses desafios que sua empresa pode encontrar no dia a dia da gestão em home office. Acompanhe a seguir.
Principais desafios da gestão em home office
Entre os principais desafios de uma gestão em home office é sobre como manter a produtividade da equipe sem ter um acompanhamento presencial, in loco. Considerando que a rotina de trabalho remoto pode ser bem diferente daquela que era realizada na empresa.
Pois cada profissional terá uma realidade em sua casa (como crianças; falta de local apropriado; barulho e distrações). E você, como gestor ou responsável pela empresa, deve pensar nesses desafios que os colaboradores possam estar enfrentando e nas melhores formas para encontrarem juntos a solução adequada para um home office eficiente.
Outro desafio da gestão em home office é descobrir as melhores formas de manter a comunicação com o time e para que todas tarefas estejam sempre alinhadas. Reuniões virtuais geralmente são uma boa opção.
Mas lembre-se também que é importante encontrar um número equilibrado de reuniões online, aquele que faça mais sentido para sua equipe. Afinal, os encontros virtuais entre os colaboradores e gestores devem ser aliados para uma rotina mais produtiva e com trabalho mais eficiente.
E na sua empresa? Quais são os principais desafios do trabalho remoto em tempo de quarentena? Nos conte nos comentários.
Para mais dicas sobre como superar os desafios da gestão em home office continue acompanhando o artigo.
Dicas de como organizar o trabalho remoto na sua empresa
Saiba mais sobre como as empresas estão fazendo para lidar com a gestão em home office e as principais dicas para organizar o trabalho remoto sem perder a produtividade nem a segurança nos processos e rotinas das equipes. Confira!
Gestão do time
Como você provavelmente já sabe, realizar a gestão do time está entre os principais desafios. Mas a primeira dica para você realizar isso com sucesso, é ter confiança nos colaboradores. Além disso, também é necessário que a sua empresa encontre a melhor forma para realizar o acompanhamento sobre as atividades que estão sendo realizadas.
Para isso, você pode utilizar ferramentas digitais para ajudarem nesse processo. Desde as mais simples e fáceis de lidar, como o Trello, às mais complexas adequadas a grandes times com muitos colaboradores envolvidos, que podem controlar o tempo de trabalho e quais atividades estão sendo feitas.
Mas lembre-se: cada equipe tem suas particularidades e sua empresa pode passar por um período de teste até que toda gestão em home office seja ajustada e a maneira de manter as atividades em curso sem prejuízo de tempo ou de qualidade.

Comunicação
Para uma gestão em home office eficiente, outro ponto essencial é uma comunicação clara, objetiva e de fácil entendimento e acesso a todo time. Emails diários, reuniões virtuais semanais, acompanhamento de perto dos gestores.
Com a tecnologia que temos à disposição, a comunicação com a equipe tem tudo para ser facilitada. Contudo, preste atenção a um ponto: cuidado com os excessos.
Reuniões virtuais em excesso podem tirar o foco das atividades de cada colaborador; mensagens além do expediente também não são recomendadas, isso pode criar atritos desnecessários na equipe.
Uma comunicação clara e objetiva, por exemplo, a partir de uma reunião semanal para alinhar as expectativas, acelera o entendimento sobre as responsabilidades de cada um.
Além de demonstrar a confiança do gestor em seu time, o que por si só, já é um passo para conquistar uma equipe mais unida e focada. Mas é claro que a quantidade de reunião pode ser adequada para cada realidade, o importante é testar e ver o que funciona na sua empresa.
Segurança nos processos
Um dos pontos sensíveis sobre a gestão em home office está na qualidade dos processos que estão sendo realizados no trabalho remoto. Sabemos que cada empresa segue uma rotina de processos eficaz e segura de forma a manter seu funcionamento.
Cada profissional tem seu importante papel a desempenhar para que todas as tarefas sejam realizadas em conformidade e a organização siga realizando sua atividade-fim da maneira adequada. No entanto, para as empresas que nunca realizaram a gestão em home office, essa novidade pode gerar insegurança sobre como serão realizadas as atividades.
Por isso a importância de manter rotinas de comunicação com o time apropriadas e, além disso, a empresa ter sua própria maneira de realizar um acompanhamento que garanta a segurança nos processos e o sucesso na entrega de suas atividades-fim.
Se a sua gestão tem dúvidas sobre qual melhor maneira em realizar este acompanhamento que assegure que todos os processos estão sendo realizados da maneira correta, uma possibilidade é contar com assessoria de empresa especializada no assunto, que já tenha experiência em lidar com a gestão em home office.
Parcerias de sucesso
Com tantos desafios que as empresas precisam enfrentar neste momento, você deve levar em consideração os benefícios de contar com parcerias de valor que realmente entendam de seu negócio, saibam como lidar com a gestão em home office e contribuam para a retomada de seu negócio após a pandemia.
A gestão contábil que a TDF realiza, por exemplo, de forma totalmente remota, atendendo clientes dos mais diferentes estados e segmentos. A TDF é um escritório contábil especializado, há mais de 18 anos, no atendimento de BPO Contábil, Fiscal e de Departamento Pessoal no ERP Protheus e pode auxiliá-lo agora.
Com o entendimento afinado de legislação, negócios e sistema, a TDF possui um time de mais de 40 contadores habituados no atendimento à distância, garantindo, da mesma forma, a qualidade e confiança nos processos e informações geradas pelo ERP da Totvs.
Convidamos você a agendar uma consultoria conosco e descobrir como podemos ajudar a sua empresa a se adaptar da melhor forma com a nova realidade. Entre em contato.