Descubra como a digitalização dos negócios está sendo a forma encontrada pelas empresas para se adaptarem ao novo cenário econômico trazido pela pandemia do coronavírus, e de que forma, algumas organizações especializadas no assunto, como é o caso da TDF Gestão Contábil, atuam para ajudar a adaptação de outras companhias.
Com as medidas implementadas devido à pandemia, como de distanciamento social, a maioria das empresas se viu diante de grandes desafios para manter suas atividades. Como a necessidade de adotar o trabalho remoto, de estabelecer um canal de comunicação online com seus clientes e de garantir que o serviço continue sendo realizado com segurança e transparência.
Mesmo com todos esses desafios, é possível manter os negócios saudáveis se as empresas souberem como se adaptar a essa nova realidade e realizarem isso de forma rápida, atenta e inteligente. Neste sentido, a utilização de tecnologias e ferramentas digitais, além de contar com parceiros especializados de qualidade, podem ser as melhores decisões para este momento.
Nesse novo cenário, as empresas digitalizadas têm mais vantagens para se adaptar e encontrar soluções inovadoras para manter seus negócios. Além daquelas que já possuem estruturas de governança corporativa e de gestão de crises sedimentadas, estando também mais preparadas para encarar uma crise como a que vivemos.
Para as demais, que não estavam prontas para gerenciar uma crise ou que não estavam em processo de digitalização dos negócios, a maneira é aprender rápido e ter parcerias que entendam de novas tecnologias e possam contribuir neste momento, como é o caso da TDF Gestão Contábil.
Somos um escritório contábil especializado no ERP Protheus, que contribui para a digitalização das empresas e já habituado a realizar o trabalho de forma remota com segurança e qualidade.
Aproveite para conhecer mais sobre a importância da digitalização dos negócios e quais foram as ações da TDF para ajudar os empresários e gestores neste tempo de crise.
Pesquisa sobre a Covid-19 e gerenciamento de crise
A pesquisa Covid-19 – Gerenciamento de Crises e o Papel dos Administradores nas Organizações, realizada pelo
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), ouviu mais de 200 executivos brasileiros para entender como os administradores estão lidando com a pandemia e o que eles têm feito para enfrentá-la.
A pesquisa Covid-19 – Gerenciamento de Crises e o Papel dos Administradores nas Organizações demonstra que, para 39% dos pesquisados, a empresa não estava preparada para o gerenciamento desta crise. Outros 19% viam sua organização preparada, mas sem um plano estruturado de gerenciamento de crises.
Apenas 9,3% dos entrevistados afirmaram que a companhia estava preparada e possuía um plano estruturado de gerenciamento de crises, enquanto 32,7% enxergavam a empresa parcialmente preparada, havendo a necessidade de aprimorar políticas e procedimentos.
Mas é possível aprender com quem tem mais expertise e sair deste momento desafiador pronto para encarar a nova realidade que se forma. Conforme já comentamos, a digitalização dos negócios é uma das maneiras para as empresas conseguirem lidar com as medidas de distanciamento social em vigor.
A importância da digitalização dos negócios
A Covid-19 mudou a rotina das empresas e a adoção de tecnologias assumiu papel fundamental no cotidiano de milhares de brasileiros. Saber como se adaptar a tudo isso é fundamental para enfrentar este momento e manter seu negócio saudável. Por aqui, já elencamos dicas fundamentais sobre gestão em home office para ajudar as empresas a organizarem seus processos com segurança e inteligência.
O setor digital já buscava protagonismo na economia desde antes da pandemia do novo coronavírus. Com o agravamento da questão sanitária, as empresas tradicionais tiveram de implementar muito rapidamente ou antecipar os processos e tecnologias que ainda estavam sendo elaborados.
E a mudança, ou seja, a digitalização dos negócios, chegou para ficar, pelo que podemos visualizar do futuro.
A pesquisa do IBGC, por exemplo, revela que, para 22% dos entrevistados, a crise pode gerar inovação e oportunidade de negócios. Entre os efeitos positivos, citam a revisão de estratégias e processos, adoção de governança, mais investimentos em tecnologia e segurança cibernética, e novas rotinas de trabalho.
A pesquisa também revela que muitas organizações passaram a se preparar quanto ao gerenciamento de crises com procedimentos que visam a saúde e a segurança das pessoas. Além disso, cresceu o número de empresas com reserva financeira para suportar a interrupção ou paralisação de suas atividades por mais de 10 dias.
Primeiros passos da digitalização dos negócios
Alcançar a digitalização dos negócios para um serviço 100% digital não é simples, mas também não é impossível. Para começar, é indicado ter sistemas capazes de garantir a segurança das informações compartilhadas, como senhas criptografadas, digitalização de documentos e arquivamento em nuvem.
Também é importante garantir que as ferramentas usadas sejam acessíveis. Por exemplo: não adianta de um dia para o outro exigir que o cliente esteja pronto para digitalizar e compartilhar documentos da sua empresa sem que seja criada uma familiaridade com essas novas tecnologias.
O primeiro passo, ainda mais a partir das medidas de distanciamento social implementadas, é encontrar a forma mais adequada de acordo com sua realidade para realização de reuniões virtuais e para acompanhamento das tarefas e processos realizados por seus colaboradores,
Outro passo importante é analisar de que forma sua empresas pode realizar as entregas a seus clientes. É, claro, que a decisão sobre o processo de digitalização a ser seguido irá depender da especialidade de cada negócio, podendo ter diferenças específicas para atender cada negócio, segmento e público.
Por isso, também é importante, além de se informar, contar com parcerias especializadas para apoiar você a passar por todas essas mudanças e adaptações da me.
Ações da TDF Gestão Contábil durante a pandemia
A TDF Gestão Contábil é um escritório contábil especializado no ERP Protheus que realiza a terceirização e consultoria nas áreas Contábil, Fiscal e de Departamento Pessoal de empresas dos mais diferentes segmentos.
Além dos processos de compliance e da possibilidade das empresas clientes terem toda sua contabilidade dentro do Protheus, entre os benefícios do BPO Contábil, Fiscal e de DP realizado pela TDF está o incentivo e possibilidade de digitalização dos negócios, o que influenciou a escolha de empresas como a Rimac e a Tytan Professional, da multinacional Selena.
Com toda essa expertise, nosso escritório tem sido a melhor parceria encontrada para enfrentar estes novos desafios trazidos pela pandemia.
Além disso, a TDF também tem realizado ações que visam ajudar a todas empresas a passar por este momento. Como a distribuição gratuita de um e-book com perguntas e respostas sobre as principais medidas tomadas pelo Governo Federal para ajudar na manutenção dos empregos (BAIXE AQUI).
Além disso, realizamos a liberação, sem custos, de convites para reuniões colaborativas com especialistas da TDF para apoiar as empresas no enfrentamento da crise. >>> Se você se interessou pela ideia de participar de uma reunião online com um de nossos consultores, envie-nos uma mensagem no WhatsApp e agende agora mesmo.
Gostou de conhecer mais sobre as ações da TDF e a importância da digitalização dos negócios para encontrar soluções inovadoras para sua empresa? Comente aqui e aproveite para compartilhar este artigo em sua rede de amigos.