Pequenas e médias empresas ainda não se convenceram que o eSocial vem pra ficar

Já se passaram mais de três meses desde o início do ano e poucas são as ações de adequação ao eSocial pelas pequenas e médias empresas.

Segundo especialistas, as grandes empresas já promovem mudanças neste sentido desde que o eSocial foi anunciado.

Já as menores, em breve, podem acabar se surpreendendo com a quantidade de adaptações que deverão fazer em um curto espaço de tempo.

Todas as adequações necessárias para atender ao eSocial tratam-se de ações administrativas que trazem benefícios gerenciais à empresa. Talvez os gestores não estejam atentando para o eSocial apenas porque acham que trata-se de mais uma demanda burocrática do Governo, quando na verdade, os benefícios das ações corretivas poderão ser vivenciados desde já, envolvendo a todos em processos de maior qualidade nas empresas.

Os benefícios de uma melhor gestão de pessoas são muitos, entre eles, destaca-se a documentação de todas as relações evitando questões judiciais por acordos verbais e um maior controle de documentos e processos que envolvem as pessoas que prestam serviços na empresa.

Também há a possibilidade de correção de falhas em relação a cargos e salários, correção de cadastros junto a sindicatos, regularização das obrigações com medicina e segurança do trabalho, dentre outras.

Um dos principais benefícios, sem duvida, é a documentação de regras internas que acabam com o amadorismo de gestão de pessoas e profissionaliza as relações ficando claro para empregadores e empregados, contratantes e contratados quais são os deveres e obrigações de cada um.

Este comportamento já é amplamente praticado pelas grandes empresas que entendem que cuidar de Recursos Humanos é primordial para o crescimento da empresa.

Enquanto isso, as micro, pequenas e médias não dão tanta importância ao tema, talvez por não acharem necessário dispêndio financeiro com este setor, ou por acreditarem que como “são pequenos”, resolve-se tudo nos corredores das empresas.

Motivos é o que não faltam como desculpas para a não adequação não apenas para o eSocial, como também para os demais processos de SPED.

A sugestão é que gestores de empresas e de RH busquem mais informações sobre o tema para melhor entendimento e conscientização em relação às consequências que não serão brandas para os que insistirem em permanecer sem fazer nada enquanto a cada dia diminui o prazo para cumprimento das obrigações.

Entenda, praticar ações de gestão de pessoas, de processos e contratos é um excelente antídoto contra multas, autuações, ações, prejuízos fiscais e trabalhistas.

Não espere o governo lembrar através de notificações que a empresa infringiu em regras que já vinham sendo anunciadas a tempos.

Um conselho para as pequenas e médias empresas: Faça disso, uma ferramenta de melhoria para a empresa, a exemplo do que já fazem as grandes empresas.

Via: Contábeis

Se inscreva na nossa Newsletter